Taboão da Serra realizou campanha Dezembro Vermelho nas UBSs com testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C

Por Mariana Félix | 10/12/2021

O mês de dezembro é marcado pela mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, hepatites e sífilis. Por isso, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra realizou no dia 01/12, na Câmara Municipal, a abertura da campanha Dezembro Vermelho, com o tema: “Quem previne, testa e trata, não transmite”. O objetivo foi chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, além de conscientizar sobre a prevenção e os cuidados para com as doenças sexualmente transmissíveis. A cerimônia contou com personalidades engajadas na luta contra a AIDS no município, que além de compartilharem informações, foram homenageadas.

Engajado e com trajetória de combate ao preconceito, o vereador Wanderley Bressan ressaltou que o maior problema que existe não é a doença. “Hoje reunimos médicos, especialistas, estudantes e pessoas que convivem com o vírus e compartilharam suas experiências profissionais e vivências. O que ressaltamos é que a narrativa e imposição de atestado de morte para as pessoas que testam positivo tem que acabar, porque afasta as pessoas da testagem”, afirmou.
 
De acordo com Ricardo de Moraes, gerente da Clínica de DST/Aids e Hepatites Virais, os testes são rápidos e eficazes. “Todas as UBSs foram preparadas para nesta primeira semana de dezembro oferecer o teste rápido para detecção do HIV, sífilis, e das hepatites B e C. Os testes são seguro, eficazes e possuem  resolutividade de 99,9% havendo alguma alteração, os munícipes receberam  orientações para ir até os serviços da clínica de DST”, explicou.
 
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, destacou a importância de buscar medidas de combate às doenças sexualmente transmissíveis. “Hoje não é um dia de comemoração, é um dia de reflexão e de quebrar preconceitos, por mais difícil que seja, precisamos começar, e estamos aqui para isso. O tratamento das infecções sexualmente transmissíveis melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de propagação”, declarou.
 
David Oliveira é ativista e convive com HIV. Ele explicou a relevância da ação para redução de casos. “Por causa do preconceito eu nunca fiz teste de HIV antes de ter e isso tem que acabar. A ausência de informação, a negação, nos coloca em extrema vulnerabilidade e, por isso, é importante a promoção de testagem. Então o auto teste, a testagem regular, o tratamento é para todos, todas e todes. O HIV não escolhe se você se relaciona com homem ou mulher, enfim, com comportamentos de maior disposição e de risco. É importante a testagem para todo mundo e a divulgação de informações. Preconceito não combina”, frisou.
 
Até 07/12 as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município realizaram testes rápidos para a detecção de casos de sífilis, HIV e hepatites. Os serviços de testagem, acolhimento e tratamento são realizados durante todo o ano através da Clínica de DST/Aids e Hepatites Virais, na Rua Pedro Borba, 259, Jardim Maria Rosa. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 4135-3556.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
 
Serviço:
Clínica DST/Aids e Hepatites Virais de Taboão da Serra
Rua Pedro Borba, 259, Jardim Maria Rosa
Telefone: 4135-3556
De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários