Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado com pedágio em Taboão da Serra

Por Mariana Félix | 6/12/2021

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira,  03/12, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Taboão da Serra realizou um pedágio de conscientização na Praça Nicola Vivilechio. Durante a ação, membros do CMDP distribuíram panfletos sobre os diferentes tipos de deficiência e meios de ajuda. A ação também contou com a participação e apoio de voluntários.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é uma importante data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a deficiência, inclusão e promover os direitos humanos.
 
O CMDP é responsável por elaborar, encaminhar e acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse da pessoa com deficiência nas áreas da saúde, educação, trabalho, habitação, transporte, cultura e lazer, acessibilidade ao espaço público e nos esportes.
 
Izaura Masako Kanamaru, presidente do CMDP falou sobre a importância do dia. “Todo dia é dia de luta, de conscientização, mas quando a gente tem uma data como essa, é importante chamar atenção da população. A pessoa com deficiência tem muitas barreiras que ainda precisam ser quebradas, então estamos aqui porque queremos conscientizar nossa população”. A diretora completa convidando as pessoas que desejarem e precisarem de ajuda, buscarem o conselho da pessoa com deficiência. “Qualquer dúvida procurem o conselho pelo telefone 4138-8040, na Secretaria de Assistência Social”.
 
Josafá Ferreira da Costa, deficiente visual e professor do Ciadeva (Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo), confirmou a importância do evento em Taboão da Serra. “Estar aqui, é divulgar o nosso trabalho, não só como deficiente visual, mas o que o o município oferece, para os auditivos, os visuais e os deficiente físicos, é um trabalho de apoio e conscientização para todo o povo”.

Cidinha Pelegrina, diretora do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI), esteve presente no pedágio, com dois bonecos, um sem parte dos braços e outro sem parte das pernas, usando uma muleta. A diretora contou sobre o que os bonequinhos representam, para as crianças com deficiência. “Os bonecos foram feitos com a intenção de serem representados dentro das escolas, para que as crianças pudessem se enxergar como pessoas representadas, pessoas com deficiência e também trabalhar a questão da interação social dentro das escolas”.
 
Serviço:
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Endereço: Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama
CEP: 06775-270
Telefone: (11) 4138-8040

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários