Dezembro Vermelho: live marca o início da Campanha Fique Sabendo

Por Mariana Félix | 1/12/2021

No Dia Mundial de Combate à Aids, 1º/12, quarta-feira, às 18h, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, órgão da Secretaria de Saúde, realizará uma live no Facebook da Prefeitura sobre a importância da Campanha Fique Sabendo, na qual intensifica as ações de testagem rápida de HVI e Sífilis em todas as unidades básicas de saúde do município até 7/12. Participam do bate-papo, o vice-prefeito Hugo Prado, a secretária de Saúde Thais Miana e a gerente do SAE Geanne Greggio. A live é aberta ao público em geral, especialmente a gestores, profissionais de saúde, sociedades médicas e pessoas que atuam no enfrentamento das IST’s (Sífilis)/HIV/AIDS no Brasil.

Para fazer o teste na UBS, basta levar um documento de identificação com foto e cartão do SUS, se possuir. O exame é recomendado a pessoas com vida sexualmente ativa, quem teve relação sem camisinha, compartilhou agulhas e seringas, grávidas ou pretendentes, ou em caso de gravidez da parceira. O exame é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. É seguro, sigiloso e dura apenas 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, será garantido acesso ao tratamento.

Como funciona o SAE?
O SAE funciona no sistema “porta aberta” de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos infectologistas, enfermeiro, assistente social e psicólogo. Além de HIV/Aids, trata também todo tipo de infecção sexualmente transmissível, como hepatite e sífilis, cujo testes podem ser feitos em todas as unidades de saúde, em qualquer época do ano, sem a necessidade de marcação de consulta. Quem teve relação sexual de risco pode visitar o espaço, que fica na avenida São Paulo, 144, Centro. Telefone: (11) 4781-6953.

Comentários