Mutirão Saúde da Mulher de Taboão da Serra realiza 1.958 atendimentos e agenda 2.020 exames

Por Mariana Félix | 26/10/2021

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado, 23/10, o Mutirão Saúde da Mulher. A ação que ocorreu nas 13 Unidades Básicas de Saúde faz parte da campanha Outubro Rosa e realizou 1.958 atendimentos, além agendar 2.020 exames entre mamografias, ultrassons de mamas, transvaginal e pélvicos.

À ocasião, sem a necessidade de agendamento, 699 mulheres passaram em consulta com ginecologista. Houve a coleta de 1.152 exames de papanicolau e também foram realizadas 107 ultrassonografias entre transvaginais e pélvicas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Iramaia Dias, moradora do Jardim Trianon, foi uma das pessoas que participou do Mutirão Saúde da Mulher. Ela já havia realizado a mamografia e aproveitou a ação para apresentar o resultado do exame ao ginecologista na UBS Record/Ponte Alta. “Achei muito bom da parte da Prefeitura colaborar com as mulheres que, principalmente na minha idade, de 45 anos, a gente se preocupa, mas durante a semana é uma correria muito grande, a gente não tem a oportunidade de vir ao posto fazer a prevenção, então é muito bom”, disse. “Mulheres vão ao médico, se cuide, porque nós somos vencedoras e guerreiras. Parabéns aos médicos, ao posto e à prefeitura por colaborar”, completou.
 
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa ressaltou que a campanha promovida pelo Governo Municipal será permanente em todos os meses do ano. “Estamos na última semana de outubro, mas o trabalho preventivo para a saúde da mulher continuará em Taboão. Atuar para a promoção da melhoria das condições de vida e da saúde das mulheres do município foi o objetivo deste mutirão, pois a prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero é a ferramenta para diagnóstico precoce e garantia de cura com tratamento adequado”, afirmou.

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários