Prefeitura de Itapecerica da Serra busca parcerias junto à Unasp

Por Mariana Félix | 25/10/2021

Em busca de recursos para o desenvolvimento de projetos, as secretarias de Turismo, Cultura e Planejamento e Meio Ambiente visitaram a Unasp, nesta terça-feira, dia 19 de outubro, e se reuniram com os diretores da universidade para apresentar os projetos, buscar apoio e patrocínio.

O Turismo levou a proposta da sinalização turística para os mais de 70 km de trilhas visando explorar principalmente o cicloturismo. Além do projeto descritivo com todos os custos, a secretaria também levou uma placa modelo para demonstração, a qual foi muito elogiada pelos diretores. "É necessário incentivar esta prática no município, visto que é um esporte de aventura e também uma proposta de vida saudável e preservação ambiental", disse o secretário Gerson Lazarin.

A diretora de Cultura, Luciana Castro, falou sobre o Museu da Memória de Itapecerica da Serra. O encontro pretende estabelecer parcerias em busca de ampliar canais de difusão da memória oral, entendendo a comunicação como importante ferramenta de preservação e conhecimento da nossa história e cultura.

Com previsão para ser lançada no ano de 2022, a ação ainda está em fase de construção, definição de nome e formato. Visa implantar um programa de entrevistas/conversas a partir de fotos comentadas por moradores antigos da cidade, detentores de informações relevantes acerca da formação da sociedade itapecericana. “Queremos resgatar histórias de lugares, momentos marcantes, famílias, formação de comunidades, eventos tradicionais, dentre outros conteúdos que estejam alinhados à proposta de resgate e difusão do patrimônio cultural histórico e cultural”, afirmou Luciana.

Ainda segundo Luciana Castro, “a parceria com a UNASP é muito importante para a Secretaria de Cultura, pois o envolvimento de alunos e professores de cursos de graduação e mestrado confere um ganho representativo na implantação técnica do projeto”.

A representante da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Juliana Luz apresentou demandas referentes à construção do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), além de eventos de educação ambiental que despertem a conscientização da população para as questões da biodiversidade do município.

Estiveram presentes no encontro, o Vice Reitor Executivo e diretor geral do Campus São Paulo do UNASP - Sr. Afonso Ligório Cardoso, a Pró-Reitora Acadêmica Associada e Diretora de Graduação Campus São Paulo - Silvia Cristina Quadros, o Coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP-SP - Fabio Marcon Alfieri e os docentes do Mestrado em Promoção da Saúde, Natália Oliveira Vargas e Mauricio Ferreira Lamano.

Comentários