'Expo Contemporâneos' reúne artistas pós-modernos em Embu das Artes a partir de 6/10

Por Mariana Félix | 5/10/2021

A partir do dia 06/10 começa a mostra coletiva "Expo Contemporâneos", que acontece gratuitamente no Centro Cultural Mestre Assis do Embu com a participação de artistas como André Luiz, Camila Haruna, Claudio Assis, Correra &Gonda, Douglas Capiotto, Edu Silva, Emerson Santana, Felipe Senatore, Gabriel Borba, Gaíga, Irael Luziano, Jofe dos Santos, Joilson Guespires, Lua Todrigues, Maria Rosa, MiltonTakada, Miren Edurne, Paulo Dud, Renato Gonda, Rodrigo Ramos, Wanderley Ciuffi, Wilson Coelho e Z’figueiredo. Além dos convidados Acacio Pereira, Eni Llis, Glaucia Gita, Guilherme Maciel, Heloize Rosa, João Bosco, Luiz Valdo, Renata Castro, Renato Magalhaes, Valdir Rocha e Washington Luís Rodrigues.

A Expo Contemporâneos é uma iniciativa de difusão da arte contemporânea produzida no município que se iniciou a partir de 2009 com a mostra “Alguns Contemporâneos”, a qual reuniu, na ocasião, um coletivo de artistas plásticos consagrados no âmbito nacional e internacional com a finalidade de exibir a diversidade das expressões artísticas e culturais de Embu das Artes.

A realização do evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Associação EMBUscadasARTES, sob a curadoria de Paulo Dud e Renato Gonda.

Arte contemporânea: saiba mais

A arte contemporânea, ou arte pós-moderna, é uma tendência artística que começou a se manifestar no período pós-guerra (posterior a 1945), buscando se desvincilhar da arte moderna. Embora não haja consenso entre historiadores e críticos, considera-se que essa corrente ficou mais evidente e ganhou mais espaço na segunda metade do século XX, provocando significativas transformações na arte e estendendo-se até os dias atuais.

Em nenhum outro período da história os artistas tiveram tanta liberdade criativa para se expressar técnica e conceitualmente, pois já não havia mais compromissos institucionais com a igreja ou com a política. E o objetivo de aumentar as oportunidades criativas leva o artista a transitar em diferentes linguagens como: arte conceitual, happening, performance, minimalismo, body art, op art, pop art, street art, entre outras. É possível identificar nela algumas características como a efemeridade da obra, o abandono dos suportes tradicionais, a mescla de estilos, a interação do espectador com a obra, a aproximação com a cultura popular etc.

Expo Contemporâneos 2020/2021
Visitação gratuita: de 6 a 24 de outubro, das 9h às 20h
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu - Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes.
Mais informações: Telefone (11) 4781-4462

Programação:
06/10, às 19h - Vernissage
15/10, às 18h - Roda de conversa
22/10, às 19h - Sarau Contemporâneos
23/10, às 16h - Lançamento do livro: Ritmos, cores e formas geométricas de Paulo Dud

Comentários