Autarquia de Saúde de Itapecerica encerra mês de setembro com ações que alertam sobre o Setembro Amarelo

Por Mariana Félix | 5/10/2021

Encerrando setembro, mês que marca a Campanha do Setembro Amarelo, a Autarquia Municipal de Saúde realizou, na última quarta feira, 29/9, uma roda de conversa entre funcionários da saúde sobre ações de prevenção ao suicídio.

Coordenada pela psicóloga Thainá Maria Baranek, responsável pela Saúde Mental do Município, a roda de conversa teve como tema “Toda Vida Importa” e foi uma oportunidade para os profissionais falarem sobre suas vivências ou experiências com pessoas que sofrem de depressão.

Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria, que tem o objetivo de promover, mundialmente, debates que visem à conscientização e prevenção do suicídio.

Durante todo o mês de setembro, a Autarquia Municipal de Saúde, por meio de suas Unidades Básicas de Saúde, promoveu ações enfatizando o Setembro Amarelo. Funcionários vestindo amarelo, cartazes afixados nos postos de saúde, distribuição de panfletos, palestras e rodas de conversa foram algumas das atividades desenvolvidas com o objetivo de despertar a atenção da população sobre o cuidado com a pessoa com risco de suicídio e apontar as formas de prevenção.

O suicídio figura entre as 3 principais causas de morte no mundo, em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% dessas mortes poderiam ser evitadas.

Alguns dos fatores de prevenção são:
* O fortalecimento de vínculos sociais e familiares;
* Busca de uma direção e fortalecimento da espiritualidade;
* Adoção de estilo de vida saudável;
* Atividade física e de lazer;
* Falar dos sentimentos;
* Pedir ajuda para pessoas de confiança.

Comentários