Itapecerica da Serra: incêndio é combatido em mata da cidade

Por Mariana Félix | 29/09/2021

Na noite dessa segunda-feira, 27 de setembro, a equipe da Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi acionada para combater um incêndio na mata localizada na Avenida Soldado PM Gilberto Augustinho, no Jardim Cinira.

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais é causada pelo homem, de maneira acidental ou intencional, sendo as mais comuns:

- Queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo;

- Cigarros descartados acesos às margens de rodovias;

-Soltar balões, que além de ser crime, estudo aponta que a cada três balões postos no ar, dois caem acesos.

Para alertar contra essas ações, a Defesa Civil reforça a necessidade de conscientização de toda a população, a fim de que tais ocorrências sejam evitadas, e até mesmo denunciadas para a Polícia Militar (190) ou Disque Denúncias (181).

O Secretário da Defesa Civil, Rafael Amorim, aconselha: ”Tome especial cuidado ao acender velas ou cigarros, de forma que não caiam em local impróprio e iniciem um incêndio. Evite também sobrecarregar tomadas elétricas com equipamentos eletrônicos”.

Caso uma pessoa se depare com algum foco de incêndio, deverá acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199). Não é recomendado que a pessoa, sem treinamento e equipamentos necessários, tente apagar o incêndio, pois ela corre o risco de se ferir durante a ação.

Comentários