Itapecerica da Serra: Ações preventivas marcam Setembro Amarelo na Prefeitura

Por Mariana Félix | 27/09/2021

Setembro é o mês da Prevenção ao Suicídio. Com ele, várias ações são realizadas para chamar a atenção e refletir sobre a Saúde Mental.

Este ano, o Programa Saúde do Servidor, a Secretaria de Administração, por meio do Departamento de Recursos Humanos - Medicina Ocupacional, simbolizou o Setembro Amarelo no mesmo mês em que os ipês estão floridos, em especial, os amarelos.

E o que há em comum entre a luta contra o suicídio e os ipês floridos? Os ipês se abrem justamente durante os dias frios e cinzentos do inverno, ou seja, antes de florescerem, eles passam por um período de grandes mudanças e estresse climático, e em resposta a isso, buscam força para florescer.

A motivação para o suicídio, geralmente aparece após períodos de crise e de grande sofrimento diante dos momentos difíceis da vida. Suicidar-se passa a ser uma solução para acabar de forma definitiva com essa dor.

Os ipês nos ensinam que apesar dos momentos difíceis em nossa vida, é a partir deles que podemos nos fortalecer. Quando os dias frios e cinzentos passarem, assim como o inverno, podemos então, florescer. Os dias difíceis sempre passam! São momentos desafiadores, mas que serão necessários para nosso crescimento.

Mas passar por eles não significa que é fácil, pelo contrário! E é por isso que buscar ajuda pode fazer toda a diferença neste processo!

“Procurar um profissional capacitado, que possa ajudar a olhar com mais cuidado e aceitar que as adversidades fazem parte da vida, e acreditar que elas passam! As tempestades não duram para sempre!”, informou a Psicóloga Ana Paula S. Saccani.

Comentários