Mulheres vítimas de violência em Taboão terão botão de pânico para acionar patrulha da GCM contra agressores

Por Sandra Pereira | 24/09/2021

As mulheres de Taboão da Serra acompanhadas pela Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) terão à sua disposição um botão de pânico instalado em seus celulares. A iniciativa pretende garantir mais segurança às mulheres com medida protetiva e acompanhamento da patrulha. Elas poderão acionar o botão de pânico, caso se sintam ameaçadas por seus agressores.

Atualmente 100 mulheres estão sendo acompanhadas pela Patrulha Guardião Maria da Penha. A iniciativa nasceu do interesse do secretário de Segurança, Dr. Rodrigo Falcão e do prefeito José Aprígio e vai virar lei graças a projeto do vereador Anderson Nóbrega.

Na prática, a medida pode salvar a vida das mulheres que vivem o terror da violência doméstica e obtiveram por meios jurídicos o afastamento dos seus algozes, mas ainda acabam sendo vítimas de perseguição e ameaça por parte deles.

“O botão de pânico vai ser instalado no celular de cada uma delas. No momento em que elas acionarem o botão a patrulha vai imediatamente até a casa da mulher”, avisa o secretário Dr. Rodrigo Falcão.

O vereador Anderson Nóbrega contou que a inspiração para o projeto veio de uma cidade vizinha.
“Esse projeto foi aprovado em Itapevi. O Dr. Rodrigo e o Aprígio queriam fazer em Taboão e nós fizemos a lei. É um projeto importante. Espero que um dia possa ser estendido a todas as mulheres porque a violência pode atingir qualquer uma delas”, afirma o vereador.

Comentários