Macário confirma a participação de Taboão da Serra no Parlamento Metropolitano

Por Outro autor | 13/05/2011

Nesta segunda-feira, dia 9, o presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, José Macário, assinou o documento que oficializa a participação da cidade no Parlamento Metropolitano. O evento de criação da nova entidade aconteceu na Assembléia Legislativa de São Paulo. O vereador Olívio Nóbrega também participou a solenidade.

Entre as principais atividades que serão desenvolvidas pelo ParlaMet estão a criação de Câmaras Técnicas para debater problemas relacionados as 39 cidades da Grande São Paulo e a discussão da criação de um Plano Diretor único para a região. Nos próximos dias serão agendadas cinco audiências públicas nas diferentes regiões para a discussão de temas como abastecimento de água, lixo, transporte e esgoto.

Segundo o vereador Macário, que representou as seis cidades da região na mesa diretora do evento, essa é uma grande oportunidade para os 39 municípios pensem em uma ação em conjunta para a solução de problemas comuns. “Essa mobilização é histórica, estamos reunindo mais de 500 vereadores no mesmo parlamento, além de fortalecer as Câmaras Municipais teremos mais poder de decisão”, lembrou.

Para o vereador Olívio Nóbrega, a criação do ParlaMet pode ajudar no desenvolvimento da região metropolitana. “Somos a terceira maior região em termos populacionais de todo mundo e precisamos de ações mais concretas em relação a assuntos que são comuns, como o Metrô. Temos que pensar coletivamente”.

As reuniões do Parlamento serão realizadas a cada mês em uma cidade diferente. O idealizador do projeto, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, disse que irá pedir a elaboração de pesquisas sobre transporte, abastecimento de água e educação, além de estudos para confecção de um Plano Diretor Metropolitano. “Nossos técnicos vão levantar incongruências entre legislações e vamos discutir como melhorar a integração entre os municípios”.

O Parlamento Metropolitano irá reunir 547 vereadores das 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, região que hoje possui mais de 21 milhões de habitantes.

Participaram da solenidade de criação do ParlaMet os vereadores Macário e Olívio Nóbrega, de Taboão da Serra; Zé Maria e Chuvisco, de Itapecerica da Serra, Roberto Isidoro e André do Despézio, de São Lourenço da Serra.

Eduardo Toledo

Comentários