Prefeitura de Taboão da Serra recupera sistemas e retoma serviços do Atende

Por Mariana Félix | 9/09/2021

A Prefeitura de Taboão da Serra, através do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), conseguiu recuperar todos os sistemas que foram criptografados, o que está permitindo a retomada gradativa dos atendimentos aos cidadãos. O site Atende On-line (atende.ts.sp.gov.br), onde é possível solicitar serviços juntos à Prefeitura, está em funcionamento desde a tarde desta terça-feira, 07/09. Já os atendimentos presenciais da Central Atende foram retomados nesta quinta-feira, 09/09.

Alguns serviços da prefeitura estavam indisponíveis desde o dia 27/08, quando o DTI constatou que o município havia sofrido um ataque cibernético, conhecido como “Ataque de Ransomware”. O servidor principal e o de backup foram hackeados e as informações foram criptografadas. Os hackers solicitaram resgate para devolver os sistemas e o valor não foi pago.

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Godoy, não houve perda de dados e a recuperação dos sistemas foi realizada por funcionários da prefeitura, em conjunto com uma empresa de Santa Catarina.  “Desde o dia 27 toda a nossa equipe de TI está trabalhando incansavelmente, inclusive nas madrugadas e feriado, para restabelecer os sistemas e serviços. Não fizemos nenhum pagamento aos hackers. Todos os arquivos criptografados foram recuperados pelos nossos funcionários de TI em conjunto com uma empresa de segurança digital. Fizemos uma análise e até o momento não foi identificado nem a perda e nem vazamento de dados”, destacou.

Segundo o gerente de Tecnologia da Prefeitura, Igor Teixeira, inúmeros são os desafios desta administração. “Em janeiro, quando assumimos a gestão, percebemos que toda a parte de TI estava sucateada, o que dava a entender ficou muitos anos sem investimentos. Detectamos problemas graves, como servidor sem replicação de dados, ausência de um site de DR (Disaster Recover), entre outras situações, sendo que essa área tem inovações constantes, praticamente a cada seis meses”, explica. “Este é sem dúvida um grande desafio, pois percebemos que teremos que fazer investimentos altos para chegar em um nível aceitável de segurança. Já fizemos o PPA 2022-2025 onde solicitamos investimentos pesados para a área de Tecnologia da Informação para a aquisição de novos servidores, fibra, antivírus, novos sistemas de segurança, firewall, entre outras necessidades”, finalizou.

Serviço:
ATENDE ON-LINE: atende.ts.sp.gov.br
ATENDE: Rua Elizabetta Lips, 55, Jardim Bontempo. Telefone: 4788-2922 ou 4788-2923. Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários