Defesa Civil se capacita com curso de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/05/2011

A equipe da Defesa Civil de Taboão da Serra participou, no dia 05, de um curso de Prevenção em Acidentes e Primeiros Socorros. O curso teve o objetivo de ensinar os princípios básicos de primeiros socorros a serem utilizados em ocorrências atendidas pela Defesa Civil.

“A nossa Defesa Civil é modelo para outros municípios da região pelo empenho e dedicação de cada integrante. A capacitação faz com que todos possam exercer as suas funções da melhor forma possível e prestar um atendimento de qualidade a população quando acionados”, comentou o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

O curso que teve a duração de seis horas contou com um material institucional mostrando alguns acidentes de trânsito e uma aula prática ministrada pelo 2º Sargento, Dos Santos, do Corpo de Bombeiros de Itapecerica. “Por via de regra a Defesa Civil costuma chegar primeiro no local do acidente. Tendo essa noção básica de primeiros socorros fica mais fácil para o Corpo de Bombeiros e SAMU fazer o socorro quando chega ao local”, disse o Sargento.

Participaram dessa primeira etapa, do curso, vistoriadores e acionadores da Defesa Civil e o próximo passo é que toda equipe passe por essa capacitação e, segundo o Coordenador da Defesa Civil de Taboão da Serra, Carlos Senna, “tão importante quanto reestrurar as equipes é também capacitar os funcionários para melhor  atender a população”.

De acordo com Carlos Senna, a aula prática mostrou como a Defesa Civil deve agir quando for acionada em casos de acidentes e incêndios. “Para um acidente de carro com vitimas fomos orientados a primeiro ligar no 192 e 193 (Bombeiro e SAMU), depois isolar a área com cones e fitas zebradas, verificar a origem do problema e se consta vazamento de gasolina, desligar a bateria do carro, retirar as pessoas próximas do acidente e colocar a pessoa acidentada na prancha. Já o incêndio, além de isolar o local tem que desligar a energia elétrica e procurar saber de que forma começou”, explicou Senna.

O 2º Sargento, Dos Santos, do Corpo de Bombeiros de Itapecerica, salientou que, “esse trabalho que fizemos com a Defesa Civil é importante porque quando chegarmos ao local teremos um relatório do acontecido ficando mais fácil para socorrer as vitimas e prestar o devido atendimento”, finalizou.

Ricardo Vaz

Comentários