Evoluir e Rhodia levam projeto lúdico Tinkering de aprendizagem criativa aos professores da rede pública de Taboão da Serra

Por Outro autor | 31/08/2021

“Criatividade é a inteligência se divertindo”. A famosa frase de Albert Einstein poderia descrever perfeitamente a essência do projeto lúdico Tinkering, que chega agora às escolas da rede pública de Taboão da Serra (SP) atuando com os professores do Grupo de Apoio Pedagógico Especializado - GAPEs que tem  como foco principal trabalhar o resgate da autoestima dos alunos, o desenvolvimento cognitivo, a aprendizagem e seu desenvolvimento integral, possibilitando de forma lúdica as questões de aprendizagem e as habilidades socioemocionais. Desenvolvida pela empresa educacional Evoluir, com patrocínio da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e apoio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa proporciona aos educadores a oportunidade de trabalhar com a Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM com os alunos. Moderno recurso pedagógico, o método agrega a arte como área-chave para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”, baseada em projetos e desafios, colocando as crianças como protagonistas de seu aprendizado. A formação acontece de agosto a dezembro e deve beneficiar cerca de 700 estudantes.

“O Tinkering busca levar às escolas uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas”, destaca Thais Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir. As atividades incluem 12 horas de formação em quatro encontros, acompanhamentos pedagógicos, desenvolvimento de atividades e a entrega das T-BOXs, que são caixas contendo itens e ferramentas para a montagem dos desafios.

“O objetivo é que ao final desse período os educadores se sintam seguros para aplicar o que aprenderam com os alunos, além de criarem outras oportunidades para fomentar uma cultura do fazer, do experimentar, da tentativa e erro, estimulando assim o desenvolvimento da criatividade entre os alunos”, afirma Thais Buratto.

“O apoio ao projeto Tinkering, com base na metodologia STEAM, está alinhado ao propósito da Rhodia de levar às comunidades onde mantém atividades industriais e comerciais iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação de crianças e jovens”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Solvay no Brasil. O Tinkering é um projeto muito interessante porque oferece capacitação ao professor para que ele possa fazer atividades junto com seus alunos integrando conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Tudo de uma forma lúdica e agradável, que auxilia no aprendizado”, acrescenta Luciane Nogueira.

 

Como funciona

O projeto Tinkering é dividido em quatro etapas principais, compondo um processo que foi adaptado para o ambiente online por conta das restrições da pandemia: encontro virtual com os educadores para acolhida tecnológica, entrega das caixas T-Box e guia do educador, encontros formativos, desenvolvimento de atividades para criação dos próprios desafios e acompanhamento pedagógico.

Em 12 horas de atividade síncrona, ou seja, com a participação simultânea dos educadores e do facilitador, os professores são apresentados ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão, além da aprendizagem criativa e relações com a Base Nacional Comum Curricular.

No Tinkering a metodologia do CDF (Conheça, Desenhe e Faça), trabalha a curiosidade, a pesquisa, a imaginação, o desenho e prototipagem e a mão na massa. As T-Box trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas.

Os materiais de apoio englobam ainda o guia Tinkering – Experie?ncia Criativa e a plataforma Tinker Lab online, para formação complementar, com conteúdos e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos inovadores e criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades.

Sobre o Tinkering

Tinkering – Arte e Tecnologia é um projeto criado pela Evoluir para levar às escolas da rede pública uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas. O programa apoia-se em uma forma de trabalho conhecida como educação mão na massa, chamada também de, como o próprio nome diz, tinkering, maker ou hands-on, e explora atividades em que o aluno é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.

Sobre a Rhodia

A Rhodia é uma empresa do Grupo Solvay cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 8,9 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR Nível I.

Saiba mais em www.solvay.com

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa educacional com um forte propósito social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais, de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios - Projetos Educacionais, Formação Continuada, Eventos Educacionais e Editora Evoluir - que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.

Saiba mais: www.evoluir.com.br

Mais informações à Imprensa:

Sobre o projeto Tinkering e a Evoluir:
Beatriz Cavalcanti 11 94199-2091 / bia@novitacom.com.br

Thaís Fernandez 19 99792-9861 / thais@novitacom.com.br

Sobre a Rhodia e o Grupo Solvay no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e

Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br
Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148

Comentários