Prefeitura de Itapecerica instala usina solar no Complexo Administrativo

Por Mariana Félix | 23/08/2021

A sede da Prefeitura de Itapecerica da Serra ganhou uma usina solar de fornecimento de energia. Foram instaladas 257 placas solares, cada uma gerando 450 watts, com capacidade para gerar uma média de 800 kW/dia. O excedente poderá ser utilizado em outros prédios públicos da municipalidade.

Segundo Sergio Rodrigues, engenheiro da Prefeitura responsável pelo projeto, “não houve custo para os cofres públicos. Foi realizado um chamamento público, com projeto aprovado, que foi todo custeado pelo ‘fundo perdido’ da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)”. Sergio explicou que a economia na conta de energia elétrica da Prefeitura pode chegar a 85% de desconto.

A ação faz parte dos esforços de Itapecerica da Serra para ganhar o Selo de “Município Sustentável”, parte importante do “Programa Município VerdeAzul – PMVA”, organizado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. O intuito é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.

O PMVA busca estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Dos 645 municípios assinantes do programa, no Ano-Fase de 2020, Itapecerica da Serra ficou em 205º lugar.
De acordo com o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Gilberto Pascom Junior: "O objetivo é que o prédio se torne o primeiro Edifício Sustentável do Município". 

Funcionamento
Na usina solar, os painéis produzem eletricidade que passa por um inversor solar para converter essa energia em corrente alternada, aquela consumida nas residências e empresas. Então, é transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída para uso.

Os inversores entregam a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos em até 380 Volts. Para a transmissão de energia nas linhas de alta tensão é preciso de uma tensão bem mais alta que isso, portanto utilizam-se transformadores para elevar a tensão para 13.800 Volts, 69.000 Volts, 138.000 Volts e até acima de 230.000 Volts.

*Com informações da Prefeitura de Itapecerica 

Comentários