Embu das Artes inicia o Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno

Por Mariana Félix | 9/08/2021

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 5/8, a abertura do Agosto Dourado, com a XIX Semana Municipal de Aleitamento Materno. A cidade é referência nacional e mantém índice de amamentação exclusiva aos seis meses maior que 50%, ficando acima da média mundial. Essa conquista rendeu ao município, em 2017, um certificado histórico do Ministério da Saúde, dentro do programa Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

“O aleitamento diminui o número de óbitos e doenças nas crianças. Ser mãe é um dom de Deus, então precisamos idolatrar essas mulheres e incentivá-las cada vez mais a amamentar seus filhos, para que as crianças tenham saúde e cresçam bem” – afirmou o prefeito Ney Santos, que também enalteceu o trabalho que vem sendo desempenhado pelos profissionais de saúde ao longo da pandemia.  

O evento ocorreu na Faculdade Embu das Artes (FAEM) e contou com palestras de especialistas no assunto: Lucimeire de Sales Magalhães Brockveld, que falou sobre a importância do aleitamento materno e a trajetória do fortalecimento no SUS municipal; Priscila Castanho discursou sobre a importância da técnica Shantala para a família e o bebê; finalizando com Mailda Baldin, que abordou a implantação do Ambulatório Municipal de Aleitamento Materno, previsto para ser inaugurado em breve na UBS Centro, junto com a entrega da reforma da unidade.  
Thiago Kenji se apresentou na abertura com seu violino, executando as canções Nella Fantasia e The Prayer. A bailarina clássica, Maria Eduarda Nóbrega, de 12 anos, também abrilhantou a cerimônia. Moradora da cidade, aos 15 dias de vida ela foi bebê-propaganda das campanhas institucionais da Prefeitura sobre amamentação.  

Estiveram presentes, os secretários Lourival Domingues da Costa (Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços), Ely Santos (Desenvolvimento Social), Thais Miana (Saúde) e a secretária adjunta de Saúde, Vanessa Silva. Prestigiaram o evento, o presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Renato Oliveira, e os vereadores Adalto Batista, Betinho Souza, Dedé e Lúcio Costa. Também participaram da cerimônia, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Embu das Artes, Robson Borges, a enfermeira responsável técnica pela Maternidade Municipal Alice Campos Machado, Jandira Barbosa, o gerente técnico regional da Organização Social Mãos Amigas, Yuri Souza, e a Dra. Margarida Cecília N. Rocha, diretora geral da FAEM.

O Agosto Dourado vai continuar ao longo do mês nas unidades básicas de saúde. Consulte a programação na sua UBS de referência e participe!

*Com informações da Prefeitura de Embu das Artes

Comentários