Equipe da Defesa Civil de Itapecerica participa de treinamento da Operação Estiagem 2021

Por Mariana Félix | 4/08/2021

A Operação Estiagem realizada pela Prefeitura atua na prevenção dos focos de incêndio, devido à falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar, que contribuem para o aumento de queimadas na vegetação.

Para melhor atender a essa demanda, que a cada ano aumenta, a equipe da Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou curso de capacitação em parceria com o Corpo de Bombeiros de Itapecerica da Serra, através do Tenente Cerqueira, atendendo à solicitação da COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil)  e disponibilizou a equipe do Sargento Santos.

No dia 22 de julho, ocorreu o treinamento presencial que capacitou a equipe de agentes municipais, abordando técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, bem como o uso correto de equipamentos e regras de segurança para deslocamento em mata.

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais é decorrente de ação antrópica – causados pelo homem, de maneira acidental ou intencional – entre eles, além das queimadas para fins agrícolas, queima de lixo, fogueiras e balões.

Atualmente, os incêndios florestais são considerados uma das maiores ameaças à biodiversidade e conservação ambiental, causando a morte de animais silvestres, prejudicando a vegetação, aumentando a poluição do ar, diminuindo a fertilidade do solo, além de apresentarem riscos de acidentes de queimaduras com vítimas e afetarem a saúde da população.

Fique alerta:
• As queimadas emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares;
  • Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo, optando sempre pelo descarte no lugar indicado;
   • Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;

* A soltura de balões, além de ser crime, pode provocar acidentes aéreos e incêndios.

*Com informações da Prefeitura de Itapecerica

Comentários