Embu das Artes é tema de exposição na Linha 4 – Amarela do Metrô de SP

Por Mariana Félix | 3/08/2021

Todo encanto de Embu das Artes estará retratado na Exposição Cidade de Embu das Artes, que estará em cartaz nas estações Paulista, Oscar Freire e São Paulo - Morumbi da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo, ao longo dos meses de agosto (4 a 31/8), setembro (3 a 30/9) e outubro (2 a 31/10), respectivamente.

Serão 20 painéis com fotos e textos, que contam desde a sua fundação aos dias atuais, passando pela sua internacionalmente conhecida Feira de Artes e Artesanato e seus mais de 450 expositores, principais pontos turísticos, festejos populares, gastronomia, espaços culturais e de lazer e muito mais. Os milhares de passageiros que circulam diariamente pelas linhas terão a oportunidade de sentir o clima interiorano da estância turística mais próxima da capital paulista que, neste ano, concorre em cinco categorias ao prêmio Top Destinos 2021, após vencer o concurso duas vezes (2017 e 2018).

Embu das Artes é um convite a uma imersão artística e cultural. Repleta de belezas, histórias e tradições, mantém preservada sua arquitetura colonial paulista. Casarões coloridos estão por toda extensão das ruas de paralelepípedos do centro histórico, que contam com ateliês, antiquários, lojas de móveis rústicos, artesanato e decoração e galerias de arte.

 A cidade abriga o primeiro bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Estado de São Paulo em 1938: o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. O prédio, que faz parte do complexo arquitetônico junto com a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a residência anexa dos jesuítas, foi construído na virada do século XVII para o XVIII pelos padres da Companhia de Jesus, e possui um acervo de arquitetura e imaginária barroca paulista com características únicas.

Embu das Artes também guarda obras do maior terracotista do Brasil, o Mestre Sakai. No Memorial que leva seu nome, é possível conhecer suas mais importantes peças, incluindo vasos, esculturas como a do seu famoso touro, além de painéis que retratam a Via-Sacra.

A Festa de Adoração à Santa Cruz é outro marco da cidade. Tradição herdada do convívio entre padres jesuítas e indígenas após o descobrimento do Brasil, a partir do século XVIII, reúne uma série de apresentações que mesclam fé, religiosidade e cultura viva por meio da música, dança, teatro e culinária. A Folia de Reis também está preservada, assim como a Banda Municipal de Embu das Artes, que tem mais de 100 anos de existência e coleciona vários títulos.

Mais um atrativo de destaque que o município oferece é o Parque do Lago Francisco Rizzo. Uma extensa área verde de 217 mil metros quadrados, com lago exuberante repleto de peixes, estrutura de esporte, lazer e alimentação, fazendo dele um local convidativo para uma tarde prazerosa.

A Exposição Cidade de Embu das Artes tem a curadoria de Maurício Coutinho, apoio cultural da Associação Comercial e Industrial de Embu das Artes (Acise) e da Sincoplastic Embalagens Flexíveis, e painéis produzidos pela Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação da Prefeitura de Embu das Artes, com supervisão das secretarias municipais de Turismo e Cultura.   

Serviço:
Exposição Cidade de Embu das Artes
Metrô Estação Paulista – 4 a 31/8
Metrô Estação Oscar Freire – 3 a 30/9
Metrô Estação São Paulo - Morumbi – 2 a 31/10

Visitação durante todo o horário de funcionamento das estações.

 

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários