SAMU 192 regional de Itapecerica comemora 10 anos

Por Mariana Félix | 2/08/2021

O SAMU regional, além de Itapecerica da Serra, também é responsável por Embu-Guaçu, Juquitiba, Embu das Artes e São Lourenço da Serra. A equipe das Centrais de Regulação, local onde os chamados são recebidos em Embu das Artes, é composta por telefonistas auxiliares de regulação médica (que recebem os primeiros chamados) e médicos reguladores. O médico regulador é o responsável pelo gerenciamento dos casos de urgência e emergência. além do encaminhamento de ambulâncias e recursos para o atendimento da população. É ele quem decide todo o fluxo das Centrais de Regulação e Urgência do SAMU 192.

Além da equipe da Central de Regulação o serviço conta com os profissionais que tripulam as ambulâncias e fazem o atendimento nos casos de urgência e emergência. São enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Garantindo a segurança da equipe e dos pacientes, o serviço conta também com lavadores, que garantem higiene e segurança aos pacientes, especialmente em tempos de COVID-19, informou Rosangela Hathner, coordenadora do SAMU Itapecerica da Serra.

Em solenidade, o Prefeito Francisco Nakano, que foi funcionário do SAMU por 4 anos, desde sua implantação, salientou a importância do serviço: “Apesar de ser um serviço federal, o SAMU é um braço do Pronto Socorro e um braço da Autarquia de Saúde. Que todos trabalham em conjunto, por um reconhecimento e um ideal: o melhor atendimento nas ruas”. Francisco Nakano ainda parabenizou e agradeceu a equipe SAMU pelo empenho. “Foi uma honra fazer parte desta equipe”.

O Superintendente da Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra, Doutor Flavio Bergamaschi afirmou que sabe das dificuldades e perigos que os integrantes do SAMU enfrentam. Parabenizou a todos pelos 10 anos de funcionalidade e colocou à disposição dos funcionários, a Autarquia de Saúde para sugestões.

Wanessa Geroma, Coordenadora Técnica da Saúde, agradeceu à equipe SAMU pelos 10 anos de serviços prestados à região e disse ter muito orgulho por fazer parte desta equipe. Relembrou dos amigos que se foram: Miltinho, Leandro e Claudio e agradeceu a presença dos familiares desses amigos falecidos.

No final do evento, os integrantes do SAMU foram agraciados com lembranças. Confira nossa galeria de fotos.

*Com informações da Prefeitura de Itapecerica da Serra

Comentários