Voluntários realizam pintura em 10 casas do Jardim Vale das Flores

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/05/2011

A manhã ensolarada de sábado (30) teve um significa especial para 10 famílias do Jardim Vale das Flores (CSU) em Taboão da Serra. O bairro recebeu cerca de 50 voluntários das empresas Bloomberg  e Multek que por intermédio da Ong Habitat Brasil em parceria com o projeto Arrastão, a Associação de Moradores e a Prefeitura de Taboão da Serra presentearam as residências com novas cores. A secretária de habitação, Edna Maciel visitou o bairro e ficou encantada com a energia dos voluntários e a felicidade dos moradores atendidos.

No total foram doadas pelas empresas cinco latas de tinta, 20 bisnagas, 40 capacetes, 100 lixas, 20 espátulas, 50 bacias, 20 pincéis, 50 rolos e 50 luvas e muito carinho, sorrisos e gratificação dos voluntários que se emocionaram com a alegria e as histórias das famílias contempladas.

A história de Maria de Fátima comoveu a todos. A casa foi totalmente reconstruída através do Programa de Melhorias Habitacionais realizado pela Habitat, Arrastão com o apoio do Governo Municipal. “É a realização de um grande sonho, estou sentindo muita alegria, não tinha condições nenhuma para arrumar a minha casa que estava praticamente caindo”, disse Maria com os olhos cheios de lágrimas ao ver sua casa com a nova cor amarela.

Como a história de Maria, várias outras famílias do bairro realizaram o sonho de ter uma casa com condições dignas de moradia. O trabalho de pintura realizado pelos voluntários trouxe alegria para o bairro. Dona Maria das Dores que mora há 12 anos no Jardim Vale das Flores também teve a casa reconstruída e na hora de escolher a cor não teve dúvida: “eu escolhi o verde, adoro essa cor porque ela é alegre”.

Entre os voluntários, a americana Gabriele Coppola da empresa Bloomberg está no Brasil há apenas dois meses elogia a hospitalidade das pessoas. “Fazer esse trabalho voluntário é um sentimento muito tranquilo e confortável. Aqui no Brasil o clima é maravilhoso e as pessoas são lindas e simpáticas”, disse.

Outro voluntário americano da empresa Bloomberg, o jornalista Alex Cuadros de 27 anos que está no Brasil há 1 ano destaca que proporcionar alegria aos moradores é muito bom. “Eu gostaria de poder ajudar mais, este é o primeiro trabalho voluntário que realizo no Brasil, mas já tive algumas experiências na Colômbia. Hoje nossa ação está muito divertida, e o que gosto mais é da alegria das pessoas”, falou.

Da empresa Multek, o engenheiro de processo, Kleber Ribeiro de Jesus, que mora no Parque Marabá disse que é um sentimento ímpar poder realizar esse tipo de trabalho na cidade que mora. “A empresa cultiva a política de responsabilidade social porque realizamos o nosso serviço bem feito, já que trabalhamos com equipamentos para a área hospitalar e trazer essa filosofia para fora é ter um grande crescimento profissional principalmente por ser na minha cidade e vamos multiplicar essa ação para outros lugares”, ressaltou. 

Para o coordenador de projetos da Habitat Brasil, Elves Castilho, a ONG tem procurado ampliar o voluntariado corporativo. “É uma grande oportunidade de apoiar e de aprender muito. Veja quantas pessoas doando seu tempo e seu talento no final de semana. A Habitat vem desenvolvendo um trabalho com várias empresas que além do voluntariado, ajudam financeiramente nos projetos de melhorias habitacionais. No próximo dia 11 de maio, a rede Walmart participará do 1º evento de voluntariado com projetos simultâneos em Taboão da Serra, Bahia e Pernambuco. Serão contempladas 15 famílias com obras de melhorias habitacionais realizadas por 150 voluntários”, informa.

Representando a Associação de Moradores, Maria Ferreira Gomes que mora no Jardim Vale das Flores há 20 anos também comemorou mais uma ação que está transformando cada vez mais o bairro. “É um grande prazer receber os voluntários aqui no nosso bairro, todas essas ações mudaram a vida de muita gente”, comentou.

Renata Gomes 

Comentários