Mulheres vítimas de violência de Taboão da Serra contam com atendimento na Coordenadoria dos Direitos da Mulher

Por Mariana Félix | 21/07/2021

Na última semana os vídeos das agressões a arquiteta Pamella Holanda praticados pelo ex-marido Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis, causaram revolta em todo país e nas redes sociais inúmeras pessoas manifestaram indignação com o ocorrido. Em Taboão da Serra, as mulheres vítimas de violência não estão sozinhas e contam a Coordenadoria dos Direitos da Mulher que tem como objetivo possibilitar a superação da violência.

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra está localizada na Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo, no mesmo prédio que o SER (Serviço Especializado de Reabilitação). O local oferece orientação social, terapia, acompanhamento de processos e encaminhamento para a Rede de Atendimento.

Além de acolher a mulher vítima de violência, a Coordenadoria realiza os encaminhamentos para órgãos parceiros, como a Delegacia de Defesa da Mulher, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, a Guarda Civil Municipal, entre outros, e acompanha o andamento das questões, caso a caso.

De acordo com Gisele Luiza Teles Almeida Moraes, coordenadora dos Direitos da Mulher, os atendimentos têm como objetivo auxiliar as vítimas e sua família. “A mulher que é vítima de violência aqui em Taboão da Serra não está sozinha. A Coordenadoria está aqui para possibilitar o suporte à superação da violência, fortalecendo a auto-estima desta mulher para que ela se empodere e se torne protagonista de sua própria vida”, afirmou.

Não se cale!
A coordenadora Gisele Teles reforça que não se calar é essencial. “Se seu companheiro ou alguém está te agredindo física ou verbalmente, faz ameaças constantes, torturas psicológicas, não se cale. Ligue para a GCM no 153 ou para a Polícia Militar no 190 e peça ajuda na hora”, disse. “Agora se você é vizinho ou conhece alguma mulher que é vítima de violência, faça sua parte e denuncie também. A denúncia é sigilosa, sem custo algum e pode ser feita 24h por dia. Se você não toma partido pela mulher, você fica do lado do agressor. Colabore para que tenhamos uma sociedade mais justa e sem violência contra mulheres”, finalizou.

Conheça os principais tipos de violência:
·         Violência contra a mulher - É caracterizada por qualquer conduta, ação ou omissão que cause limitação, sofrimento físico, psicológico, social, dano material ou morte de uma mulher.
·         Violência de Gênero - É a violência cometida contra a mulher cometida pelo simples fato de ser mulher.
·         Violência Doméstica - Ocorre no ambiente doméstico ou em qualquer relação de familiaridade e afetividade.
·         Violência Familiar - É a violência cometida entre os membros de uma família, entre pessoas com grau de parentesco ou vínculos de afinidade e afetividade.
·         Violência Física - Qualquer ação ou omissão que cause dano à integridade física de alguém.
·         Violência Moral - Ofensas pessoais que atinge a honra, o caráter e a idoneidade da pessoa.
·         Violência Psicológica - Conduta não física por parte do agressor: rejeição, depreciação, indiferença, discriminação, desrespeito, punições, ameaças.
·         Violência Sexual - Nesta ação, o agressor obriga a mulher a praticar atos sexuais contra a própria vontade, na maioria das vezes, utilizando-se de força física.
·         Violência Patrimonial - Quando o agressor estraga, destrói ou esconde objetos pessoais ou de trabalho, documentos, entre outros.

Serviço:

Guarda Civil Municipal (GCM): 153 (24h)
Polícia Militar: 190 (24h)
Central de Atendimento à Mulher: 180 (24h)

COORDENADORIA DOS DIREITOS DA MULHER DE TABOÃO DA SERRA
Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo
Telefone: (11) 4787-3923
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
direitodamulher@taboaodaserra.sp.gov.br
Instagram: www.instagram.com/coordamulherts/

CONSELHO TUTELAR DE TABOÃO DA SERRA
Avenida Doutor José Maciel, 273, Jardim Maria Rosa
Telefone: (11) 4701-1618
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
conselho.tutelar@taboaodaserra.sp.gov.br

DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DE TABOÃO DA SERRA
Estrada das Olarias, 670-G, Jardim Triângulo
Telefone: (11) 4138-3409 / 4685-4268
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários