Prefeitura de Itapecerica cadastrará jovens para programa social no mês de julho

Por Mariana Félix | 1/07/2021

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho cadastrará munícipes entre 15 e 29 anos, para acessar o ID Jovem; documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme Decreto 8.537/2015.

Para ingressar no programa é necessário estar registrado no Cadastro Único. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, “haverá um reforço exclusivo para atender o maior número de pessoas no mês de julho”.

São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013) em todo o país.

Quem tem direito a ID Jovem?
A ID Jovem pode ser solicitada por jovens com idades de 15 a 29 anos que pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e que estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Não é necessário que a pessoa tenha matrícula em instituição de ensino.

Como solicitar o benefício?
A ID Jovem pode ser solicitada por meio do aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou por meio do site do benefício. O benefício tem prazo de validade de seis meses, mas por meio do aplicativo é possível renovar o documento de maneira simples e rápida. É necessário estar registrado antes no Cadastro Único.

O que é preciso para fazer o cadastro?
Para fazer o cadastro e emitir o documento, é necessário que o CadÚnico esteja atualizado e que o número de Identificação Social (NIS) esteja em mãos. O jovem também deverá inserir o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. Depois disso, a carteirinha estará disponível e é só imprimir ou, se preferir, poderá mantê-la no celular em formato digital no aplicativo ID Jovem.

Quais eventos aceitam a ID Jovem?
A carteira ID Jovem poderá ser utilizada em exibições em cinemas, cineclubes e teatros, espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, promovidos por quaisquer entidades e feitos em estabelecimentos públicos ou particulares mediante cobrança de ingresso.

Quais tipos de transporte posso utilizar?
O jovem poderá utilizar os serviços de transporte convencional nas modalidades rodoviário, ferroviário e aquaviário interestaduais em linhas regulares.

Como utilizar a ID Jovem?
Os jovens precisam apresentar a carteira ID Jovem impressa ou no celular juntamente com documento de identificação oficial com foto nos pontos de venda de ingressos e guichês de passagens para usufruir dos benefícios.

Serviço
Cadastro Único - Itapecerica da Serra
Endereço: Rua Treze de Maio, 100, Centro - Itapecerica da Serra / SP (Prédio do PAT)
E-mail: cadastrounico@itapecerica.sp.gov.br
Telefone: (11) 4667-4612
Whatsapp Cadastro Único: (11) 94011-0064

*Com informações da Prefeitura de Itapecerica

Comentários