Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra completa 30 anos de existência

Por Sandra Pereira | 10/06/2021

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra celebra 30 anos de existência nesta quinta-feira, 10. A GCM da cidade é reconhecida pelo trabalho no combate à violência e pelo comprometimento da corporação com a população. Para comemorar as 3 décadas de vida da instituição, o governo Aprígio realiza hoje a inauguração da base da guarda instalada na entrada da cidade. A GCM foi criada pelo ex-prefeito Armando Andrade. Atualmente a corporação é uma das mais antigas e respeitadas em toda a região. Conta com efetivo superior a 200 guardas.

Segundo o secretário-adjunto de Segurança, Tenente Dacal a GCM é o braço forte da segurança no município e vai contribuir cada vez mais no combate à criminalidade.

“Estamos atuando firmes no combate ao crime, com várias ações de sucesso. Realizamos atividades conjuntas com as forças de segurança. O governo Aprígio investiu em armas, teremos mais viaturas e com certeza vamos dobrar os investimentos em relação ao governo passado. A tendência é melhorar ainda mais a segurança na cidade”, declarou Dacal.
De acordo com ele,antes mesmo de ser inaugurada a base da entrada da cidade já trouxe resultados positivos graças à localização privilegiada.

“A base não foi nem inaugurada e a já resultou em duas ocorrências positivas. Um roubo de pedestre foi rapidamente solucionado, ladrão preso e o produto de roubo recuperado. Em outra ocorrência os guardas no local impediram um roubo a ônibus. O motorista lançou o ônibus perto da base e os guardas agiram rapidamente e com muito profissionalismo prendendo os bandidos”, disse Tenente Dacal.

Um dos mais queridos e respeitados Guardas Civis Municipais (GCM) de Taboão da Serra celebra hoje 30 anos de atividade na guarda. Marcelo Borgatto é um dos fundadores da instituição. Não é à toa que ele é um dos mais apaixonados integrantes da corporação, onde atua desde o dia da sua criação e permanece até hoje. Escrever sobre a história da GCM de Taboão é reconhecer o legado, as conquistas e desafios da família farda azul taboanense.

“Há exatos 30 anos (10/06/91) eu iniciava uma nova etapa na minha vida que se tornou uma paixão que dura até hoje. Existem algumas pessoas que contribuíram muito para isso, como o Marques Caires Amorim, o Medinho Pereira, o Alexandre Fonanaro, e claro, meus pais, minhas referências”, postou Borgatto, sem esquecer de agradecer a Deus, a família e fazendo apelo para que os governantes zelem pela GCM e seus integrantes.

Não é errado dizer que Borgato ajudou a GCM a nascer e chegar a maturidade atual onde o reconhecimento público dos moradores com a corporação e seus integrantes é sua maior conquista.

Neste aniversário de 30 anos da GCM a corporação tem inúmeras razões para comemorar. Mas, certamente, uma das mais marcantes é o fato de estar sendo comandada por uma mulher, pela primeira vez em seus 30 anos de história. Eliana Gonçalves Ribeiro foi a primeira GCM feminina da cidade e agora assume a corporação. Ela é uma dessas mulheres pioneiras, desbravadoras, que nasceram para fazer história e não perdem a oportunidade de escrever suas histórias de superação.

Na sua posse a comandante Eliana disse se sentir honrada e confiante com a missão. “Eu estou há 25 anos na corporação e para mim é uma honra muito grande ter sido indicada por este governo que sentiu essa onda de empoderamento das mulheres, que hoje assumem cargos de destaque e resolveu me dar esta oportunidade, que para mim foi uma surpresa, mas uma grande alegria”, comento

Comentários