São Lourenço da Serra oferece a ‘Xepa da vacina ‘; veja como funciona

Por Mariana Félix | 2/06/2021

São Lourenço da Serra e mais 10 municípios do estado de São Paulo, incluindo a capital adoraram a “xepa da vacina”, que consiste em uma fila de espera para receber as doses remanescentes da campanha de vacinação contra a Covid que são aplicadas em outros públicos, além daqueles que já são prioritários. Estão aptos a participar da “xepa” as pessoas com mais de 18 anos e que possuem comorbidades ou deficiência física.

São poucos os municípios que adotaram essa estratégia porque, geralmente, não há sobra de doses. A maioria das cidades que responderam ao levantamento alegou que há menos sobras quando a aplicação é feita com a vacina de Oxford/AstraZeneca, porque esta pode ser utilizada em até 48 horas depois de aberta. No caso do imunizante da Pfizer, a validade é de apenas seis horas após a abertura do frasco. E no da CoronaVac, de até oito horas.

Somado a isso, há ainda o fato de que algumas cidades trabalham com agendamento prévio para vacinação, podendo assim controlar o número de doses aplicadas diariamente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são orientadas a não abrir novos frascos ao fim do dia, justamente para evitar esse excedente. Quando isso não é possível, a alternativa é aplicar as doses que sobraram nas pessoas que seriam as próximas da fila. A orientação é clara: não desprezar nenhuma dose.

Quem pode receber a dose?

A imunização é realizada nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde que ainda não tenham sido contemplados com a vacina. A unidade de saúde ligará para o munícipe ao final do dia informando que ele pode comparecer para receber a dose quando e se houver a sobra.

Como funciona a inscrição?

É necessário comparecer à UBS pessoalmente com um documento de identificação (RG e CPF), comprovante de residência e algum documento que ateste a comorbidade, contendo o CRM do médico responsável.

Para outras informações: http://saolourencodaserra.sp.gov.br/novo/

*Com informações do G1

Comentários