Câmara de Taboão realiza homenagem a mulheres na 10ª edição da Medalha Laurita Ortega Mari

Por Mariana Félix | 28/05/2021

A Câmara de Taboão da Serra homenageou na noite de quinta-feira, dia 27, durante sessão solene, 26 mulheres com a entrega da medalha Laurita Ortega Mari. A honraria é concedida todos os anos a personalidades femininas que se destacaram nos serviços prestados à comunidade. Cada vereador indicou dois nomes.

Por conta da pandemia, o evento teve a capacidade de público reduzida e os familiares e amigos dos homenageados puderam acompanhar a sessão solene através do canal oficial da câmara no Youtube.

O prefeito Aprígio participou do evento e afirmou que o legado de Laurita é inesquecível para o taboanense. "escreveu o nome de Taboão da Serra na história da nação" e que "deixou um belíssimo legado, motivo de grande orgulho para nós".

O discurso do vice prefeito de Taboão da Serra, Vicente Buscarini, ressignificou a medalha Laurita Ortega Mari. Buscarini trouxe muitos detalhes da vida e trabalho de Laurita que marcou todo o público presente. Além de trazer um resgate histórico da sua participação política.

“Dona Laurita, depois de eleita, criou o Serviço de Assistência Social de Taboão da Serra e esse serviço foi implantado, nada mais e nada menos, pela Dona Maria José Luizetto Buscarini, que eu tenho a honra de dizer que é a minha mãe, a Dona Zeza. Um trabalho magnífico, olhando as crianças, as gestantes, os primeiros pré-natais aqui na nossa cidade. Tudo feito pela Assistência Social criada nos anos 60” afirmou o vice prefeito.

Buscarini ainda encerrou seu discurso emocionado e completou com “Foi a primeira mulher eleita prefeita pelo voto direto no Brasil. E poucos tiveram o privilégio de estar ao lado dela. Então eu faço aqui um desabafo daquilo que um dia eu nunca pude falar para ela: ‘Dona Laurita, eu te amo! Você é a mulher exemplar dessa cidade”.

A medalha é tradicionalmente entregue em março, no mês das mulheres, mas devido à pandemia do novo coronavírus, só foi concedida em maio.

“Não foi possível naquele momento prestar a homenagem, mas precisávamos homenagear essas incríveis mulheres em algum momento”, explicou o presidente da Câmara, Carlinhos do Leme.

A vereadora e também primeira dama Luzia Aprigio, contou como se sente com essa honraria “Eu tenho um apreço muito grande com as mulheres porque eu sempre fiz um trabalho social junto com elas. (…) é muito gratificante, e quando a gente vê um evento desse, com tantas mulheres sendo homenageadas a gente pensa naquelas que estão lá trabalhando, hoje, a maioria das mulheres são o esteio da casa, elas são pai e mãe, eu admiro muito as mulheres e as parabenizo sempre”.

Uma das homenageadas foi a advogada, ativista e Coordenadora dos Direitos da Mulher, Sueli Amoedo, que desenvolve há anos um forte trabalho no enfrentamento contra a violência da mulher em Taboão da Serra e em todo o país. “É um momento de extrema felicidade, minha atuação no enfrentamento da violência contra a mulher começou aqui. Me sinto muito honrada e espero que o município desenvolva mais críticas públicas de violência contra a mulher”.

Já o vereador Ronaldo Onish, falou da importância desse evento para o protagonismo feminino. “É um evento fundamental, marca o em poderá mentor feminino, mulheres destemidas que vencem obstáculos porque não é fácil, na sociedade machista que vivemos, as mulheres precisam mostrar que são capazes, porque são.” Disse.

A secretária Adjunta de Saúde de Taboão da Serra, Tamires May, foi uma das homenageadas da noite. Ela recebeu a medalha do vereador Ronaldo Onish e conta a sensação de receber a essa honraria “Eu fiquei muito feliz quando recebi a homenagem, é em homenagem ao meu pai, eu aceitei o desafio de atuar no combate contra a Covid por causa dele, eu espero que nenhuma família passe mais pelo que eu passei há oito meses, a perda do meu pai e, eu dedico em memória dele, que sempre me incentivou nessa luta do serviço público”.

O vereador Enfermeiro Rodney homenageou a editora chefe do Jornal na Net, Sandra Pereira. Rodney parabenizou Sandra pelo seu serviço prestado há anos no jornalismo em Taboão da Serra “A Sandra realiza um trabalho justo em prol da informação da nossa cidade, eu espero que ela continue realizando esse trabalho íntegro que é levar a informação para todos”

Além disso, Rodney dedicou um minuto de silêncio para as vítimas fatais de Covid-19 em todo o mundo.

Quem foi Laurita Ortega Mari 
A medalha carrega o nome de Laurita Ortega Mari, primeira mulher a se eleger prefeita em Taboão da Serra e no Estado de São Paulo. Governou de 1964 a 1968, com importantes conquistas para a cidade, como a criação da Estrada Kizaemon Takeuti, na região do Pirajuçara. Laurita ficou conhecida como a mãe dos pobres por ter um mandato de cunho social muito forte. Sua coragem de se submeter às urnas em uma época em que as mulheres não eram vistas com bons olhos na política é lembrada até hoje. Após sua passagem pelo Executivo, ela se elegeu vereadora e cumpriu seu mandato. 


Confira a lista das homenageadas:
Vereador Alex Bodinho: Renata Nunes dos Santos e Anália de Jesus Conceição

Vereador Anderson Nóbrega: Karina Oliveira da Silva e Vanessa de Melo Silva

Vereador André Egydio: Simone Barbosa da Silva e Sueli Silva Ribeiro Carvalho

Vereador Carlinhos do Leme (Presidente da Câmara Municipal): Dra. Josely Maria Alves Takuno e Silvana Mesquita Ferreira de França

Vereador Celso Rodrigo Gallo: Marilene Pereira de Souza e Aleksandra Valentim Silva

Vereadora Érica Franquini: Patrícia Alves Santos e Sirlea Ferreira dos Santos Brito

Vereadora Joice Silva: Maria Helena Verdille e Yolanda Marina Del Carmen Jaque Rubio

Vereadora Luzia Aprígio: Dra Franciel Caldas de Souza Barbosa de Aguiar e Lídia Sadaco Minamizaki Ikuta

Vereador Nezito: Alice Gomes Costa Prado e Cecília Pereira Soares Pinto

Vereador Marcos Paulo: Eunice Selestino dos Santos e Claudia de Oliveira Silva

Vereador Enfermeiro Rodney: Arlete Stefanini e Sandra Pereira da Silva

Vereador Dr. Ronaldo Onishi: Tamires de Souza May e Januária Queiroz de Almeida

Vereador Sandro Ayres: Inês Mamede do Rosário e Dra. Sueli Aparecida Ângelo Amoedo

Comentários