Chico Brito preside reunião em Comitê

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/04/2011

O prefeito Chico Brito conduziu sua primeira reunião plenária como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) na manhã desta quarta-feira, 20/4. A reunião ocorreu na Secretaria de Meio Ambiente, na Capital, com a participação de mais de 20 membros do comitê. Ao lado do presidente, compuseram a mesa o vice-presidente Miron Rodrigues da Cunha, a secretária Executiva Maria Emília Botelho e Francisco Toledo Piza, diretor presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABH-AT).

Formado por 34 municípios da região metropolitana de São Paulo, o colegiado de gestão dos recursos hídricos da principal bacia do Estado votou a favor de duas propostas feitas pelo novo presidente: a criação de um novo site do CBH-AT e a composição de um comitê de articulação das mesas diretoras dos cinco subcomitês. Por sua dimensão e complexidade, a Bacia do Alto Tietê é a única entre as 22 do Estado que possui subcomitês: Cotia-Guarapiranga, Juqueri-Cantareira, Billings-Tamanduateí, Tietê-Cabeceiras e Pinheiros-Pirapora.

Chico Brito foi elogiado pelos membros do colegiado por propor a reformulação do portal na internet. Para o presidente, “o site é um instrumento de gestão e de democratização das informações e pelo porte do comitê, é essencial”, declarou. Ele disse ainda que o site deve ter “qualidade, fácil acesso, manutenção e gestão da informação para que não perca sua credibilidade e legitimidade”. Para estruturá-lo, um grupo de trabalho composto pela Presidência, Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRH), Secretaria Executiva e FABH-AT já começará a receber sugestões dos membros.

Outro ponto destacado por Chico Brito foi a importância de fortalecer a FABH-AT. Segundo ele, é uma demanda para sua gestão estruturar tanto o comitê quanto a agência, para que ela auxilie as prefeituras como órgão técnico do comitê e de assessoria aos tomadores de recursos.

O plenário deliberou, entre outros assuntos, sobre novos prazos para apresentação de projetos, preenchimento de vagas em vacância e o funcionamento das Câmaras Técnicas, aprovando em votação os itens da pauta.

Representantes de Embu das Artes, participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, João Ramos, Helton Rodrigues, chefe de Gabinete, o ex-vice-prefeito Roberto Terassi, membro do CBH-AT em nome da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Embu (Acise), e Haroldo Marchetti, da Associação Comercial e Empresarial de Embu e Região (Aceer).

Maria Regina Teixeira

Comentários