UPA Taboão da Serra volta ao atendimento de portas abertas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/05/2021

A partir das 19h desta quarta-feira, (12), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Akira Tada volta a ser referência nos primeiros atendimentos de pacientes com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. A decisão de pausar o serviço do Pronto Atendimento da Covid-19 (PA Covid-19), no Clementino, e retomar os atendimentos na UPA foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Taboão da Serra, após o município registrar redução nas internações e queda de 50% no número de atendimentos no PA Covid-19. A pausa do serviço no Clementino resultará na economia de cerca de R$1 milhão por mês. Com a retomada das triagens e acolhimentos na UPA Dr. Akira Tada, a UBS Clementino abrigará o Centro de Testagem da Covid-19, que fará a aplicação de teste em pacientes encaminhados pelo serviço Alô Doutor e pela UPA.

O prefeito Aprígio destacou as medidas adotadas pelo município que possibilitaram a pausa dos serviços no Clementino. “A antecipação dos feriados municipais e o avanço da vacinação contra a Covid, em que já foram aplicadas mais de 65 mil doses da vacina, tiveram um saldo positivo. Conseguimos reduzir em 50% o número de atendimentos no PA do Clementino e registramos queda no número de internações. Por isso, pensando no bom uso do dinheiro público, optamos por pausar os serviços do PA Clementino e retomar os atendimentos na UPA Dr. Akira Tada”, disse.

O PA Covid-19 foi uma das medidas adotadas pela nova administração para criar leitos, com economia do dinheiro público, para pacientes de baixa e média complexidade da Covid-19. Aberto em 15/03, o PA do Clementino realizou até às 17h desta terça-feira, 11/05, mais de 10.400 atendimentos.

O chefe do Executivo reforçou ainda que se for necessário, o serviço será reativado. “Caso seja preciso retomar os atendimentos no Clementino, o serviço poderá ser prontamente reativado, sem prejuízos à população. Vale destacar que, além dos atendimentos na UPA Dr. Akira Tada, os pacientes com suspeita de Covid-19 contam com o serviço de consulta remota Alô Doutor”, finalizou Aprígio.

Alô Doutor

O Alô Doutor é um serviço de consulta remota da Prefeitura de Taboão da Serra em que pessoas com sintomas gripais podem passar por consulta e avaliação médica sem sair de casa.  Através do telefone 4788-7700 a equipe da Secretaria de Saúde orienta e faz o monitoramento dos pacientes com suspeita de Covid-19.  Em abril, a prefeitura iniciou uma nova etapa do serviço com a entrega de medicamentos na casa dos pacientes. O Alô Doutor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Sistema Leva e Traz continua

As vans do sistema Leva e Traz da Prefeitura continuarão funcionando. Os moradores da região da UBS Clementino poderão utilizar os veículos gratuitos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para se dirigir a outras unidades de saúde e receber a vacina, agendar ou passar em consultas e demais serviços de saúde.

Serviço:

*Alô Doutor *

Telefone: 4788-7700

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

UPA Dr. Akira Tada

Atendimentos retomados a partir de 12/05, às 19h

Estrada de São Francisco, 2400 - Jardim Helena

Funcionamento: 24h.

Comentários