Enel Distribuição São Paulo seleciona 11 projetos na chamada pública de eficiência energética de 2020

Por Outro autor | 6/05/2021

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, irá destinar R$ 10,53 milhões para financiar a implementação de onze projetos selecionados na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética (CPP) referente ao ano de 2020. O resultado da edição 2020 da CPP foi divulgado hoje pela companhia e pode ser consultado no site do projeto (https://enel.chamadapublica.com.br/).

A iniciativa é financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os projetos selecionados promovem o consumo eficiente e sustentável de energia, com o objetivo de contribuir para reduzir o valor da conta de luz e promover o desenvolvimento sustentável. A economia total no consumo de energia esperada é de 9.429,6 MWh/ano, o que equivale ao abastecimento de 5.169 famílias por mês. Ao todo, 32 projetos foram inscritos na CPP 2020.

A seleção das propostas da Chamada Pública passou por análise e classificação dos projetos, que levou em conta a documentação obrigatória requerida, a qualidade das iniciativas, desenvolvimento da proposta e ações inovadoras, além da pontuação atingida de acordo com os critérios estabelecidos e divulgado anteriormente no edital. Puderam participar desta edição CPP os clientes da distribuidora dos segmentos de comércio e serviços, residencial, industrial e poder público.

 

Dos onze projetos selecionados na CPP 2020, quatro envolvem a eficientização de prédios públicos, três de clientes comerciais, um da classe industrial, dois da área de serviços públicos e um de iluminação pública. Entre as iniciativas contempladas destacam-se projetos de modernização e substituição de iluminação por tecnologia LED de alto rendimento, atualização dos sistemas de climatização, melhorias dos equipamentos motrizes e instalação de placas solares fotovoltaicas.

Dentre iniciativas a serem financiadas pelo CPP 2020, destaque para a modernização do parque de iluminação pública de Itapecerica da Serra, um dos municípios da área de concessão da Enel Distribuição São Paulo. Ao todo, serão substituídas 2.187 lâmpadas antigas por modelos LED, mais econômicas e duráveis. A execução do projeto irá demandar um investimento total de R $1,93 milhão.

“Ao assumir compromisso público com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a distribuidora fomenta a eficiência energética, impulsionando o ODS de número 7, que consiste em assegurar energia confiável, sustentável, moderna e a preço acessível para todos os consumidores”, afirma a gerente de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo, Solange Mello.

O Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição São Paulo existe desde 1999 e já investiu aproximadamente R$ 928 milhões em 388 projetos com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais. Este ano, a Enel Brasil registrou um total de 99 iniciativas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.

Sobre o projeto

O PEE da Enel Distribuição São Paulo é regido pela Lei n° 9.991, de 24 de julho de 2000, e regulamentado pela ANEEL. A legislação determina que distribuidoras de energia apliquem anualmente 0,4% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento em ações de eficiência energética no uso final de energia elétrica, por meio de projetos executados em instalações dos consumidores.

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Comentários