Itapecerica da Serra: Saúde promove treinamento em primeiros socorros aos servidores

Por Mariana Félix | 29/04/2021

Os funcionários das Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Maternidade e Prontos Socorros do Município de Itapecerica da Serra estão sendo capacitados pela Autarquia Municipal de Saúde para atendimento de pacientes com quadro de parada cardiorrespiratória. O objetivo Saúde é garantir que equipes médicas e de enfermagem estejam devidamente capacitados para atender os primeiros socorros aos pacientes que chegam à unidade.

Trata-se dos treinamentos denominados “Suporte Básico de Vida em Adulto e Criança (SBV), Identificação da PCR, RCP e Uso do DEA” e “Manejo de Distúrbios Respiratórios e Passagem de Máscara Laríngea”.

Com duração de quatro horas e emissão de Certificado de Participação, o treinamento é ministrado pelo enfermeiro socorrista do SAMU Itapecerica da Serra, Everton Froes, que ensina os protocolos sobre como reconhecer uma parada cardiorrespiratória e o que fazer quando acontece uma parada cardíaca. O treinamento também traz as práticas de intubação com máscara laríngea. Este último é dedicado apenas para médicos e enfermeiros.

Conforme esclarece o enfermeiro Everton Froes, no atual quadro de pandemia da Covid-19, o paciente acometido pela doença é afetado principalmente no sistema respiratório, o que pode levá-lo rapidamente a uma parada cardiorrespiratória. Segundo ele, o suporte básico de vida, que inclui a reanimação cardiopulmonar, e o suporte ventilatório, são fundamentais nos primeiros atendimentos, aumentando a chance de sobrevida do paciente.

“As UBS’s e USF’s não são referências para o atendimento de emergência, porém, no momento de pandemia como o que vivemos, é importante que todo profissional da saúde esteja capacitado para garantir os primeiros socorros ao paciente”, esclarece o enfermeiro.

Até o momento, já receberam o treinamento os funcionários da USF Horizonte Azul, USF Potuverá, USF Analândia e parte da equipe do Pronto Socorro Central.

Comentários