Nova variante da Covid-19 é detectada em Itapecerica da Serra

Por Mariana Félix | 27/04/2021

Três novas variantes do vírus SARS-Cov-2 foram detectadas pelos pesquisadores do Instituto Butantan. Uma delas foi descoberta em Itapecerica da Serra, segundo informação divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto. Classificada como uma "variante de interesse", a B.1.318, também foi encontrada a mesma variante na Suécia e Reino Unido.

Na baixada santista, o Butantan identificou a B.1.351, variante sul-africana, também já identificada em Sorocaba. Ela, é uma variante de preocupação.

O Instituto afirma que, "ainda é cedo para dizer, porém, se elas são mais transmissíveis ou mais agressivas do que as variantes brasileiras já amplamente descritas, a P1 e a P2".

As descobertas foram realizadas na semana epidemiológica, que é o período de uma semana em que o Butantan faz a vigilância de novas cepas através do sequenciamento genômico de parte das amostras positivas diagnosticadas nos laboratórios do Instituto.

“Esses estudos mostram que tem muita variante em São Paulo. Precisamos de políticas de contenção e respeitar o distanciamento para que a gente não fique espalhando variantes”, explica a vice-diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan, Maria Carolina Quartim Barbosa Elias Sabbaga. “É interessante para podermos entender de que forma essas variantes podem ser diferentes para os indivíduos, o que pode ser mais complicado e menos complicado, o que mudou”, completa a diretora do CDC, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni.

*Com informações do Instituto Butantã

Comentários