Prefeitura de Taboão abre processo administrativo e sindicância para apurar desvio de doses da vacina contra a Covid-19

Por Mariana Félix | 14/04/2021

A Prefeitura de Taboão da Serra abriu processo administrativo e sindicância para “apuração de eventuais irregularidades na aplicação da vacina contra a Covid-19”. A administração informou a decisão depois que o site verboonline divulgou matéria informando ter ocorrido desvio de vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Onofre, no Pirajuçara. A matéria relata o envolvimento da então diretora da UBS, Fernanda Lessa, exonerada pela administração no começo da semana e também diz haver participação do vereador Alex Bodinho. O vereador negou qualquer ligação com o ato.

O suposto esquema de desvio de vacinas está na mira do Ministério Público, que já abriu procedimento para investigar e apontar os culpados. As informações apontam que pode ter ocorrido desvio de mais de 300 doses da vacina.

O fato deixou a administração em alerta e provocou reação imediata dentro do governo para estancar a possibilidade de novos desvios de vacina contra a Covid-19. 

Segundo nota divulgada pela prefeitura, o governo municipal exonerou a diretora da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santo Onofre até a conclusão das apurações sobre eventual responsabilidade no desvio de vacinas na unidade.

Ainda de acordo com a nota, após finalizada a apuração, se for o caso, será aplicada a Lei Municipal 2.367 de 17/03/2021, de autoria do Prefeito Aprígio, que institui como falta gravíssima, o não cumprimento pelo agente público municipal, da ordem cronológica de vacinação dos grupos prioritários, de acordo com a fase cronológica definida no plano nacional e/ou estadual de imunização contra a Covid-19, sem prejuízo de demais sanções funcionais ou judiciais.

A Prefeitura de Taboão da Serra finalizou a nota enviada ao Jornal na Net ressaltando que não compactua com ações que desrespeitem o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19.

Leia íntegra da Nota Oficial da Prefeitura de Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra informa que abriu Processo Administrativo e Sindicância para apuração de eventuais irregularidades na aplicação da vacina contra a Covid-19.

Preventivamente, o Governo Municipal exonerou a diretora da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santo Onofre até a conclusão das apurações sobre eventuais responsabilidades sobre o caso por meio do relatório final.

Após finalizada a apuração, se for o caso, será aplicada a Lei Municipal 2.367 de 17/03/2021, de autoria do Prefeito Aprígio, que institui como falta gravíssima, o não cumprimento pelo agente público municipal, da ordem cronológica de vacinação dos grupos prioritários, de acordo com a fase cronológica definida no plano nacional e/ou estadual de imunização contra a Covid-19, sem prejuízo de demais sanções funcionais ou judiciais.

A Prefeitura de Taboão da Serra ressalta que não compactua com ações que desrespeitem o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19.

Comentários