Fila de espera por leitos de UTI para pacientes graves da Covid-19 é zerada em Taboão da Serra

Por Mariana Félix | 13/04/2021

Taboão da Serra enfrentou um verdadeiro colapso na saúde nos últimos tempos, a fila de espera por leitos de uti, através da Central de Regulação de ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) chegou a registrar mais de 45 pacientes, mas, na tarde desta quarta-feira 13, essa fila foi zerada na cidade.

De acordo com o Secretário da Saúde, José Alberto Tarifa, as ações emergenciais determinadas pelo Comitê de Combate à Covid-19, foram assertivas e os dados confirmam a eficácia.

“A decisão de antecipar os feriados, incentivar o isolamento social, ter criado o Pronto Atendimento da Covid-19 no Jardim Clementino, criar 30 novos leitos de enfermaria e o Alô Doutor foram ações urgentes que hoje conseguimos ver os resultados, com a queda de mais de 50% na ocupação dos leitos municipais. O Governo do Estado que vivenciou um colapso há um mês sem atender as demandas dos nossos pacientes que precisavam de transferência para leitos de UTI se ajustou e hoje não temos mais nenhum paciente na fila de espera”, explicou Tarifa.

O prefeito Aprígio destacou o trabalho da Secretaria de Saúde, Fiscalização, Guarda Civil Municipal e do Comitê de Combate à Covid-19. “Foram diversas ações e trabalho intenso da Prefeitura para conter a proliferação deste vírus que tirou tantas vidas. Hoje com essa queda das internações e fila zerada de espera por leitos de UTI são os resultados dos investimentos que fizemos para lutar contra esse vírus”, destacou.

A cidade está com es 40% da capacidade de leitos ocupados, e soma desde o início da pandemia 515 óbitos em decorrência da Covid-19 e 13.279 pacientes contaminados com a doença.

É importante reforçar que cada um deve fazer a sua parte e continuar se cuidando todos os dias, protegendo sempre a si mesmo e os familiares.

Atendimentos
O Pronto Atendimento da Covid-19 no Jardim Clementino inaugurado em 15/03 realiza em média 300 triagens de pacientes com suspeita de infecção diariamente.
O serviço Alô Doutor, consulta remota para pacientes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus realizou até o fim de março 306 atendimentos, destes 127 pessoas foram monitoradas pelos profissionais de saúde e 46 tiveram alta

 

*com informações da prefeitura de Taboão da Serra

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