Taboão inicia vacinação contra gripe nesta segunda-feira

Por Mariana Félix | 12/04/2021

Começa nesta segunda-feira, 12  a campanha de vacinação contra a gripe. Munícipes de Taboão da Serra que são trabalhadores da área da Saúde, gestantes, e crianças maiores de seis meses e até cinco anos completos serão imunizados nessa primeira etapa.  A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

As pessoas que já receberam a vacina contra a Covid-19 devem esperar, pelo menos, 14 dias após tomar a dose contra o novo coronavírus para receber o imunizante contra a gripe. 

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, reforça que é importante que os grupos propostos procurem as unidades de saúde para receber a vacina. “A vacina contra gripe permite que quem seja vacinado desenvolva anticorpos contra a Influeza e algumas cepas. Essa imunização assegura que a pessoa vacinada, quando tenha contato com o vírus, não tenha agravamentos da doença, o que resulta em menos complicações de saúde e, consequentemente, um número menor de internações”, informou.

A campanha vacinação contra a gripe deste ano será dividida em três etapas que se estenderão até 09/07. Nas três fases a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra pretende imunizar cerca de 90 mil moradores. O imunizante deste ano protege os vacinados contra três cepas de Influenza: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A partir da próxima semana até o dia 10/05 começa a primeira etapa em que só serão vacinados contra a gripe trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos.

Na segunda etapa, que começa em 11/05, será a vez dos idosos maiores de 60 anos e dos professores das redes pública e privada. 

Já na terceira etapa, com início em 09/06, será a vacinação de pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários