Imposto de renda 2021: saiba como não cair na malha fina

Por Outro autor | 7/04/2021

Até o dia 30 de abril, os brasileiros que obtiveram renda tributável - como salário e bônus da empresa, por exemplo -, acima de R$ 28.559,70, em 2020, devem fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Para 2021, o Ministério da Economia apresentou as novas regras para a versão 2021 de declaração do imposto. O programa pode ser conferido no site da Receita Federal e pelo aplicativo do órgão.

Com a prestação de contas surgem os riscos e cuidados de cair na chamada “malha fina”, ou Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, que nada mais é do que a revisão sistemática das declarações enviadas à Receita Federal.

“A declaração do imposto segue critérios e exigências determinadas pela Receita. Os contribuintes que não as seguem ou que são identificadas irregularidades, como erros, omissões e inconsistências, acabam caindo na malha fina”, diz Ariana Oliveira, coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra (SP).

O primeiro ponto importante é saber que o contribuinte que de fato acabar na malha fina, deve prestar esclarecimentos sobre os erros encontrados. “Os brasileiros que caem na malha fina deixam de estar entre os contribuintes que podem receber a restituição do imposto e, em alguns casos, podem ter o CPF bloqueado. Para que não aconteça, a dica é realizar o preenchimento em etapas e acompanhar o status da declaração no site da Receita. Fornecer as informações em etapas evita que erros sejam cometidos, além de ser mais simples a revisão dos documentos”, sugere a coordenadora.

Os equívocos mais comuns identificados na revisão do órgão federal são a ausência da declaração de recebimento de aluguel de imóveis, despesas com obras sem nota fiscal, aplicações financeiras como previdência privada e a dedução de gastos com educação.

“Para evitar problemas, o contribuinte deve reunir os documentos necessários com antecedência. E, em caso de dúvidas, procurar por um contador que poderá orientar na declaração do imposto ou até mesmo realizar o passo a passo no site da receita”, finaliza Ariana.

Comentários