Vigilância Sanitária de Taboão diz que recebe apenas 3 denúncias por mês de produtos estragados

Por Mariana Félix | 26/02/2021

Após diversas reclamações de moradores de Taboão da Serra dando conta que alguns mercados estão vendendo produtos estragados, o Jornal na Net questionou a Vigilância Sanitária Municipal que informou já está acompanhando os mercados Rold Raf do Parque Pinheiros e Santa Fé, no jardim Record. O primeiro está sendo acompanhado pela vigilâncio e o segundo teve que fazer várias adequações.

De acordo com as informações enviadas ao Jornal na Net a Vigilância Sanitária recebe em média 3 denúncias por mês referentes a produtos deteriorados ou fora do prazo de validade.

“Importante ressaltar que desde o mês de fevereiro de 2020, a maior parte das denúncias registradas no município referem-se à COVID 19”, informa.

Recentemente o Jornal na Net publicou duas matérias sobre a venda de produtos estragados, relembre aqui e aqui.
A vigilância informa que quem for lesado com a compra de produtos vencidos ou estragados deve denunciar ao órgão e para isso basta apenas apresentar o cupom fiscal da compra. As denúncias são investigadas e o local pode ser multado e até fechado se não atender as mudanças exigidas.


Confira o pronunciamento na integra:
“A vigilância sanitária atua em diversas áreas como alimentos, medicamentos de uso humano, cosméticos, saneantes, produtos de higiene pessoal, serviços de interesse da saúde, entre outros".

O procedimento de fiscalização é realizado por profissionais designados como autoridade sanitária em portaria.
Quanto às medidas a serem tomadas, ao constatar a infração sanitária (irregularidade), o estabelecimento pode ser autuado e todos os procedimentos seguem em processo administrativo sanitário. O estabelecimento pode ser penalizado com advertência, multa, interdição, inutilização de produtos, entre outras penalidades.


Em média a VISA municipal registra 3 denúncias por mês referentes a produtos deteriorados ou fora do prazo de validade. Importante ressaltar que desde o mês de fevereiro de 2020, a maior parte das denúncias registradas no município referem-se à COVID 19.

Quanto ao estabelecimento mencionado, afirmamos que é um estabelecimento que já foi inspecionado por este serviço, encontra-se sob monitoramento da VISA municipal.

Em relação ao Supermercado Santa Fé, informamos que recebemos denúncia que já foram verificadas em loco e tomadas as medidas sanitárias cabíveis."

O órgão também aconselha os consumidores que se comprarem produtos estragados denunciarem diretamente ao serviço de vigilância do município. Para a denuncia é necessário apenas apresentar o cupom fiscal que recebe no ato da compra.

Comentários