Complexo B: Conheça os benefícios da sua suplementação

Por Outro autor | 12/02/2021

Buscando por um estilo de vida mais saudável e equilibrado, é muito comum que as pessoas procurem por alimentos ricos em vitaminas.

E, até mesmo, suplementos que garantam uma melhor performance corporal.

Nesse contexto, as vitaminas do complexo B são as mais utilizadas, principalmente por esportistas, pois auxiliam na produção de energia.

Continue lendo esse post e saiba quais vitaminas fazem parte do Complexo B.

Bons suplementos oferecem benefícios com maior eficácia, a Bio High mostra resultados positivos com nota máxima de aprovação.

Quais são as vitaminas?
O complexo B é formado pela junção de oito nutrientes solúveis em águas. São eles:

Tiamina;
Riboflavina;
Niacina;
Ácido pantotênico;
Piridoxina;
Biotina;
Folato;
Cobalamina;
Principais benefícios do complexo B.
As muitas vitaminas que fazem parte do complexo B possuem características próprias. E cada uma delas atua positivamente no nosso organismo.

Veja a seguir quais benefícios os diversos nutrientes presentes neste grupo vitamínico oferecem para o corpo.

1. Tiamina (B1)
A Tiamina é responsável por converter açúcares e carboidratos em energia. Ela é importante para quem deseja perder peso. E, também, atua no fortalecimento do sistema imunológico.

 

Além disso, esta vitamina do complexo B também funciona como um mecanismo anti-estresse, pois ela impede que o organismo libere cortisol em excesso.

2. Riboflavina (B2)
Esta vitamina do complexo B tem efeito antioxidante. Ela também auxilia na produção de hemácias, bem como promove a quebra de carboidratos, levando mais energia até os músculos.

3. Niacina (B3)
A niacina atua principalmente no controle do chamado "bom colesterol". Além disso, ela também ajuda na formação e manutenção das células do sistema nervoso.

4. Ácido pantotênico (B5)
Este nutriente do complexo B trabalha no metabolismo de carboidratos, além de sintetizar vários hormônios, como o cortisol, responsável pela promoção de tranquilidade e resistência ao stress, e testosterona.

5. Piridoxina (B6)
A Piridoxina é um nutriente muito importante para o coração. Juntamente com a cobalamina e o folato, ela atua no controle do nível de homocisteína.

Esta substância, quando em excesso, pode provocar danos nas artérias, nas células do cérebro e no tecido muscular.

6. Biotina (B7)
A biotina é sempre relacionada à beleza, já que fortalece pele, cabelo e unhas. Mas além disso, esta vitamina tem uma forte atuação no controle dos índices glicêmicos no sangue.

E também, garante o desenvolvimento saudável do bebê durante a gestação.

7. Folato (B9)
Também conhecido como ácido fólico, esta vitamina é essencial durante a gravidez, já que garante o fechamento do tubo neural do feto.

Além disso, ela é importante para a produção de células sanguíneas e atua na memória.

8. Cobalamina (B12)
A vitamina B12 se junta com outras vitaminas e exerce essenciais funções ao nosso corpo, como a produção de hemácias e hemoglobina.

Ademais, está presente no leite materno e evita que o feto tenha problemas de crescimento e desenvolvimento.

 

Além disso, esta vitamina também evita a ocorrência de anemia megaloblástica.

Vale ressaltar que, apesar de raro, o excesso de consumo de vitaminas do complexo B pode ocasionar uma intoxicação no organismo.

Por isso, é essencial que a ingestão seja feita na dosagem correta e recomendada por um médico.

Onde encontrar as vitaminas do complexo B
Você pode encontrar os nutrientes acima mencionados em diversos alimentos. No entanto, muitos optam pela suplementação do complexo B, já que ele apresenta todos os nutrientes que integram esse grupo vitamínico em sua composição.

Conclusão
Uma dieta que inclua os nutrientes do complexo B é altamente benéfica ao organismo e à estética, além de não oferecer riscos à saúde.

Esperamos que este post tenha te incentivado a cuidar mais de si mesmo e buscar um equilíbrio na sua alimentação!

Comentários