Feira de Artes e Artesanato de Embu foi declarada Patrimônio Imaterial do Estado

Por Da Redação do Jornal na Net | 5/02/2021

A Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes foi declarada “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo”, após a aprovação pela Assembleia Legislativa, no dia 2 de fevereiro, do Projeto de Lei 918/2016. Em janeiro a feira de Embu celebrou 51 anos de história e tradição.

A feira acontece nos finais de semana e feriados. Por causa da pandemia do Covid a feira permaneceu fechada um longo período em 2020 e os artistas se mobilizaram pela sua reabertura.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, o Patrimônio Cultural Imaterial é uma maneira de salvaguardar as expressões culturais, as tradições e a ancestralidade: "O reconhecimento do estado é de grande importância para a preservação da história de todos aqueles que fazem e fizeram parte dela".

Nos fins de semana, a Feira recebe cerca de 30 a 40 mil visitantes, vindos de várias regiões do estado de São Paulo, do Brasil e do mundo, atraídos por artesanato, bijuterias, miniaturas, pinturas, esculturas, porcelanas, bordados, rendarias, instrumentos, roupas, objetos de decoração, cestaria, entre outros artigos.

Trabalham nela cerca de 500 expositores distribuídos por quatro quarteirões, que são formados pelo Museu de Arte Sacra, por ruas e alamedas carismáticas e construções rústicas, num ambiente interiorano que marca a presença da cultura caipira ainda perceptível.

A vocação artística da cidade teve origem a partir da edificação da Igreja N. S. do Rosário, hoje Museu de Arte Sacra, erguida por padres jesuítas e índios no período colonial (1690), que também confeccionaram suas obras e imagens religiosas.

Comentários