Grupo de Escoteiros de Taboão celebra 31 anos

Por Sandra Pereira | 4/04/2011

Há 31 anos Taboão da Serra tem um Grupo de Escotismo estabelecido dentro do Parque das Hortensias que faz encontros semanais e realiza atividades diversificadas com a finalidade de promover a integração com o meio ambiente, fomentar o trabalho em equipe e o respeito às diferenças. A sede do grupo fica numa cabana de madeira dentro do parque. Neste sábado (2) foi realizado no local um churrasco em celebração aos 31 anos do grupo.

Atualmente existem 45 escoteiros divididos em quatro faixas etárias. A primeira inclui crianças com idade entre 7 e 11 anos, a segunda faixa vai dos 11 aos 15 anos, a terceira dos 15 até os 18 anos e quarta faixa conta com jovens de 18 e 21.

O chefe de sessão Manoel Messias Fernandes explica que o escotismo é um movimento mundial que existe há 104 anos e tem presença mais forte em países mais ricos. Segundo ele, São Paulo tem 400 grupos de escotismo e o de Taboão é um dos mais estruturados e desenvolvidos da região.

“Todos os sábados a gente se reúne no Parque das 16h30 até 17h30. Nos feriados e férias a gente sai para acampar. Em junho desse ano vamos à Paulínia. Comparado com outros grupos da região o nosso é bem mais estruturado e o espaço é ótimo”, contou.

Ele conta que os jovens são atraídos a participar do grupo pelos jogos educativos e atividades voltadas à educação ambiental, o estímulo a convivência em grupo e o respeito às diferenças.

Como na maioria dos grupos do Brasil os escoteiros de Taboão estão de luto pelo falecimento do ex-presidente José Alencar, que também já foi escoteiro. “Em todo o mundo existem personalidades famosas que já foram escoteiros”, relata.

Manoel Messias afirma que os jovens escoteiros têm uma formação mais completa onde a disciplina, o respeito às diferenças e a conquista da liderança estão sempre presentes. “Nós trabalhamos liderança e autonomia paralelamente. Nossos jovens aprendem a respeitar e conviver em harmonia com a natureza e os demais”, observa.

Para saber mais sobre o grupo de Escoteiros de Taboão basta acessar o site www.getaboao.org ou ir pessoalmente ao Parque das Hortensias no sábado à tarde.

Comentários