Prefeitura de Embu das Artes inicia vacinação dos servidores da saúde pública municipal

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 22/01/2021

"Nestes mais de trinta anos de prefeitura, nunca havia vivenciado nada parecido, que gerasse tanto medo e apreensão no exercício de nossa profissão, mas fomos aprendendo a conviver com esta situação e respeitando tudo que se faz necessário respeitar. Hoje, estou tomada de emoção por receber umas das primeiras doses de vacina neste município que me acolheu e é minha segunda casa. Estou muito feliz!” – Olga Maria dos Santos, odontóloga coordenadora do programa de saúde bucal de Embu das Artes.

A vacina contra a covid-19 (Coronavac) em Embu das Artes é uma realidade. Na noite de terça-feira, 19 de janeiro, a Prefeitura recebeu 1.800 doses do Governo do Estado. O prefeito Ney Santos imediatamente mobilizou e reuniu sua equipe no Centro de Combate ao Coronavírus, no Vazame, para a imunização de cinco servidores da rede municipal da saúde, escolhidos em razão do maior tempo de serviço. Receberam a primeira dose: Geanne Gregio, Rita Florentina Santos, Silvia Medina, Rejane Aparecida da Maia Buarque de Gusmão e Olga Maria dos Santos (perfis no fim da matéria).

A vacinação foi transmitida via Live, na qual o prefeito agradeceu e parabenizou todos os profissionais de saúde: “É uma noite bastante memorável. É a noite que estamos recebendo em nossa cidade a tão sonhada vacina. Uma vacina que vem com esperança e expectativa. É a vacina que vem com a solução do problema que o mundo está vivendo. O nosso sonho é conseguir vacinar 100% da nossa população embuense. Por enquanto, infelizmente, não temos autorização para comprar as doses. Porém, o combate ao coronavírus continua sendo prioridade no nosso governo”, declarou.

Quem também recebeu a chegada da vacina com esperança, foi a secretária de Saúde, Dra. Thais Miana: “É com muita alegria e esperança que recebemos as primeiras doses das vacinas que serão capazes de iniciar um novo tempo na saúde de Embu das Artes. Iniciaremos a vacinação de toda equipe de saúde pública municipal atuante. Seguiremos o plano nacional e estadual de imunização.”

Os servidores serão vacinados em seu próprio local de trabalho, evitando assim o seu deslocamento e a interrupção do serviço prestado à população. Em uma ação inovadora e pesando na agilidade desse processo, a Secretaria Municipal de Saúde contratou emergencialmente profissionais que serão treinados para garantir a imunização em massa quando mais doses chegarem ao município. Assim, não haverá desfalque dos profissionais que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.

Nesse momento, a quantidade de vacina será suficiente para suprir a demanda de profissionais que atuam na saúde pública municipal. Quem atua exclusivamente na área privada, deve aguardar o recebimento de mais doses, que estão previstas para chegar semanalmente. Para os demais públicos, ainda não há previsão.

Em caso de sintomas da covid, é recomendável procurar o pronto-socorro ou a UPA para a realização do teste rápido swab.

Conheça os servidores vacinados:

Rita Florentina Santos
Iniciou a carreira pública em 1987 como agente administrativa. Atuou na Secretaria de Finanças como caixa, tesoureira, coordenadora da tesouraria até o ano 2000, quando entrou na Secretaria de Saúde. Atualmente, é coordenadora do Departamento Financeiro e Compras da Secretaria de Saúde.

Rejane Aparecida da Maia Buarque de Gusmão
Enfermeira, iniciou a carreira de servidora pública em 1986, passou pelo pronto-socorro e trabalhou também na UBS Pinheirinho. Atualmente está na UBS Centro. É viúva do Dr. Gusmão, médico da rede falecido por covid.

Silvia Medina
Servidora da área administrativa desde 1978, atuou na UBS Embu, antigamente chamada de CS ll (estadual). Trabalhou em vários setores durante 19 anos até 1997, ano em que foi para a UBS Itatuba, onde trabalha desde então.

Geanne Gregio
Formada em Pedagogia, Letras e Biologia e pós-graduada em Educação Permanente, entrou na prefeitura em 1998. Passou pela rede municipal de ensino e há 13 anos é coordenadora do programa IST Aids e Hepatites virais.

Comentários