Pronto-socorro do HGIS será fechado e hospital será referência para Covid-19

Por Da Redação do Jornal na Net | 21/01/2021

O governo do estado decidiu fechar o prontosocorro do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) e tornar o hospital referência no atendimento aos pacientes com Covid-19. A decisão já foi informada ao prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano. De acordo com ele, o fechamento do pronto socorro do HGIS acontecerá a partir do dia 1° de fevereiro. O fechamento provocou uma verdadeira onda de protestos na cidade. O governo do estado confirma a medida.

“O fechamento do pronto atendimento do HGIS vai afetar demais Itapecerica e as cidades vizinhas. Vamos ter uma demanda muito grande por conta desse fechamento. Entrei em contato com médicos de lá que já estão sendo dispensados”, afirmou o prefeito Nakano em entrevista a rádio Band.

Por meio de nota a secretaria Estadual de Saúde confirmou o fechamento do pronto do socorro do HGIS a reportagem do Jornal na Net e disse que a medida é necessária no enfrentamento à Covid.

A secretaria informou que tem atuado para salvar vidas e combater a pandemia de Covid-19. Alegou que “com o recrudescimento da doença, o pronto-socorro do Hospital Geral de Itapecerica da Serra passa por readequação de seu perfil assistencial e torna-se referenciado para casos da doença a partir de fevereiro”, traz a nota.

De acordo com a pasta, a partir disso, o fluxo de ingresso de todos os pacientes se dará a partir da rede primária de saúde.

“A Secretaria mantém uma estratégia especial de gestão de leitos hospitalares, para dar prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves, com suporte da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) para as transferências.

Moradores de vários bairros de Itapecerica demonstram indignação com a notícia do fechamento. Nas redes sociais políticos da cidade criticam a decisão de fechar o pronto-socorro e falam em organizar ações contra a medida.

Comentários