Vacinação contra a Covid-19 em Taboão começa na próxima semana

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 18/01/2021

A Prefeitura de Taboão da Serra está preparada para iniciar a vacinação contra a Covid-19. O Plano Municipal de Imunização foi aprovado com louvor pelo Governo do Estado de São Paulo e a estimativa é iniciar a vacinação a partir de segunda-feira, 25 de janeiro. Em breve o cronograma municipal de vacinação será divulgado.

Os profissionais que trabalham na área da saúde serão os primeiros a serem vacinados. Estão previstas a vacinação de 90 mil taboanenses dos grupos prioritários, como são duas aplicações, o município receberá do Governo do Estado 180 mil doses.

O prefeito Aprígio comemorou a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que liberou no domingo, 17/01, o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/Aztrazeneca. “Dia especial para todos nós brasileiros. Estou muito feliz com a aprovação da Anvisa para o uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Taboão está preparado para esse momento. Nosso Plano Municipal de Imunização foi aprovado com louvor e a previsão é vacinar 90 mil taboanenses dos grupos prioritários”.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. José Alberto Tarifa, a operação do plano logístico para aplicação das vacinas será iniciado assim que as doses chegarem no município e ressalta que ainda não é o momento da população procurar o posto de saúde. “A prioridade é imunizar os nossos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao Covid-19, por isso, fazemos o pedido para as pessoas aguardarem o cronograma, não é momento de ir até o posto de saúde, vamos obedecer o calendário e iniciar pelos grupos prioritários”.


Aplicação das vacinas

As vacinas serão aplicadas nas 13 Unidades Básicas de Saúde que terão os horários de atendimento ampliados até às 20h. Entre às 17h e 20h, serão realizadas apenas atividades relacionadas à vacinação dos grupos propostos e prioritários a cada período previsto no cronograma de vacinação.

Como estratégias adicionais a Prefeitura de Taboão poderá utilizar escolas próximas às UBSs; vacinações aos finais de semana; além da vacinação em locais de alta concentração de pessoas como empresas, condomínios, igrejas, entre outros. A ideia é facilitar o acesso e diminuir o deslocamento de pessoas.

Comentários