Taboão da Serra apresenta Plano de Ações para imunização contra a COVID-19

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/01/2021

O combate ao novo coronavírus exige atitudes assertivas e eficazes para proteger a população. Por isso, a nova administração de Taboão da Serra trabalha, desde a transição, para garantir a vacinação contra a doença. O “Plano de Ações para Imunização contra a COVID-19” de Taboão da Serra é o primeiro da região, foi apresentado e aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Na quarta-feira, 06/01, a nova administração municipal, através da Secretaria de Governo, participou do 1º Seminário Virtual de Gestão Pública e está alinhado com o Governo Estadual no enfrentamento ao coronavírus.

“O plano de ações de Taboão da Serra apresenta as estratégias que estão sendo e serão adotadas pelo município para imunização dos moradores. Nele especificamos diversas ações, como logística, armazenamento, além dos esquemas de aplicação da vacina”, explica o novo secretário de Saúde, Dr. José Alberto Tarifa.

Atendendo a um pedido do novo prefeito Aprígio, foi criado o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 para o desenvolvimento do plano. O comitê, instituído no período de transição, é formado pelas Secretarias de Saúde, Governo, Fazenda, Educação, Comunicação, além da Vigilância Epidemiológica.

Vacinação

Inicialmente está prevista a vacinação de 90 mil taboanenses dos grupos prioritários e propostos. Considerando que os estudos preconizam duas aplicações para imunização, foram solicitadas 180 mil doses da vacina ao governo estadual, além dos insumos necessários. De acordo a Secretaria de Estado da Saúde, a primeira etapa de vacinação vai priorizar profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, grupos indígenas e quilombolas.

Para aplicação das vacinas o horário de atendimento das 13 Unidades Básicas de Saúde será ampliado até às 20h. Entre as 17h e 20h, serão realizadas apenas atividades relacionadas à vacinação dos grupos propostos e prioritários a cada período previstos no cronograma de vacinação.

Como estratégias adicionais propõe-se a utilização de escolas próximas às UBSs; vacinações aos finais de semana; além da vacinação em locais de alta concentração de pessoas como empresas, condomínios, igrejas, entre outros. A ideia é facilitar o acesso e diminuir o deslocamento de pessoas.

 

Comentários