Surto de conjuntivite atinge Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 1/04/2011

A cidade de Taboão da Serra também foi atingida pelo surto de conjuntivite viral que se espalhou no estado paulista que teve o registro de 50 mil casos. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, a membrana transparente que cobre a parte branca dos olhos, e do interior das pálpebras, causando vermelhidão, coceira, inchaço e incômodo com a luz. Dias depois, aparece a sensação de areia nos olhos, dor de cabeça, ínguas e olhos lacrimejantes.

Dados da secretaria de saúde do município constatam que mais de 200 casos são atendidos diariamente nas unidades de saúde.  A doença é causada por vírus, fungos ou bactérias e é muito contagiosa. Por isso, geralmente ela se espalha facilmente de um olho para o outro e para outras pessoas. Demora-se de uma semana a 15 dias para curá-la. O secretário José Alberto Tarifa informa que o surto está diminuindo. “Agora está acontecendo uma queda, acho que o período mais crítico já passou”, disse Tarifa.

A conjuntivite é altamente contagiosa. “Recomendamos que em caso de qualquer sintoma de infecção, procure um médico imediatamente. Implantamos um atendimento especial no Antena, Akira, Infantil e nas Unidades Básicas de Saúde . Um médico específico está disponível para atender os pacientes que apresentam os sintomas de conjuntivite, os casos mais graves são encaminhados para o oftalmologista do Jardim Helena ”, informa o secretário.

Dicas para evitar o contágio

Lavar as mãos com frequência e evitar colocar as mãos nos olhos são cuidados essenciais para evitar o contágio da doença.

Renata Gomes

Comentários