Estudante de Taboão da Serra é Deputada por um Dia

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/11/2009

Você tem curiosidade para saber como um deputado trabalha? Já pensou em ser um deputado no futuro? A estudante da escola  EE Neuza Demétrio,  Bianca de Araújo Mendes, de 16 anos, teve essa experiência e foi deputada por um dia.  Bianca participou do projeto Parlamento Jovem Paulista promovido pela  Assembléia Legislativa (ALESP) nos dias 5 e 6 de novembro. Juntamente com outros 94 jovens de todo o Estado de São Paulo a menina  conheceu melhor as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.


Para participar do Parlamento Jovem Paulista , a jovem   apresentou, em setembro deste ano,  um “Projeto de Lei” sobre a Conservação dos Recursos Naturais, pelo partido da Natureza. O Projeto  foi  selecionado por uma comissão especial na Assembléia Legislativa  entre os melhores do Estado de São Paulo.


O projeto de Bianca dispõe sobre a necessidade de conscientização da sociedade para a utilização e conservação dos recursos naturais e tem como objetivo a redução de emissão de gases que provocam o efeito estufa, melhor uso da energia elétrica, racionalização e otimização da utilização da água e diminuição  da emissão  de gás metano produzido pelo acúmulo de lixo.


Entre as propostas para reverter esse quadro, a menina sugeriu ações como o plantio de árvores em calçadas e praças, a economia de energia elétrica e de água, a coleta seletiva de lixo e, uma vez por semana,  a troca do automóvel pela bicicleta ou pelo transporte coletivo.


“Todo mundo tem a obrigação de cuidar do planeta e devemos começar em casa, não deixando a luz acesa a toa, economizando água, reciclando o lixo”, ensinou a menina. Bianca teve a orientação de dois educadores da escola, o professor  Marcos Antônio dos Santos , de Língua Portuguesa e a coordenadora pedagógica Rozane Andrade.


Quanto ao futuro profissional, a menina sonha em  ser fisioterapeuta, mas mostra que também sabe o que quer para o Brasil   “Todos os jovens podem  e devem ser preocupar com o nosso planeta e ajudar a preservar o que ainda existe”.



Comentários