"Testagem em massa é uma grande estratégia para conter transmissão do coronavírus”, diz Fernando Fernandes

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/08/2020

A pandemia do coronavírus tem sido combatida com ações efetivas em Taboão da Serra, com destaque para a testagem no maior número possível de moradores.

Na última quinta-feira, 27, a iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra foi destaque no programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes falou sobre o assunto. Confira a entrevista:

Reportagem: prefeito, temos visto que a Prefeitura tem tomado medidas importantes para combater a pandemia e seus efeitos. Em especial, uma que tem chamado a atenção é a testagem em massa. Gostaria que o senhor comentasse a importância dessa ação.

Fernando Fernandes: A testagem em massa é uma grande estratégia para se conter a transmissão do coronavírus. E temos investido de forma muito forte nisso. Até o fim de agosto já fizemos os testes rápidos e PCR em mais de 21 mil moradores e já iniciamos uma nova rodada com mais de 10 mil novos testes.

Reportagem: A reportagem do Programa Brasil Urgente mostrou que Taboão da Serra está realizando os testes também em parentes de pessoas que foram contaminadas. Qual o resultado dessa ampliação?

Fernando Fernandes: Em Taboão da Serra nós temos adotado a postura de testar o máximo possível e isso tem sido fundamental para contermos a taxa de transmissão. Claro que a conscientização a repeito da importância do isolamento social também é necessária. O índice de transmissão, que já chegou a 1.4, caiu para 0.95. Apesar de ser uma taxa que sofre oscilação, tem garantido que preservemos muitas vidas em nossa cidade.

Reportagem: Além da testagem, quais outras ações o senhor destacaria?

Fernando Fernandes: É importante salientar que logo no começo de fevereiro criamos um Comitê de Combate ao Coronavírus. Desde então, estamos tomando todas as ações necessárias e possíveis para proteger ao máximo a nossa população. Eu posso destacar a lavagem e desinfecção de vias públicas, a implantação do Hospital de Campanha, a entrega de mais de 300 mil máscaras, de milhares de cestas básicas, a criação da pré-consulta por telefone, entre outras. Mas sempre buscando conscientizar a população de que é importante se proteger o máximo possível, com o uso de máscaras, distanciamento e hábitos de higiene, como lavar frequentemente as mãos e o uso do álcool em gel.

Reportagem: Como o senhor vê o caminho do país, mais em especial de Taboão da Serra, para sair dessa pandemia e minimizar seus efeitos?

Fernando Fernandes: Tenho certeza que vamos e já estamos saindo desse período adverso. Nós, enquanto Poder Público, temos tomado medidas importantes para preservar vidas e também para prestar o auxílio que a nossa população precisou e precisa. Sabemos que não é fácil conciliar tudo isso com a questão econômica, mas tenho certeza de que com atitudes sérias e responsáveis dos governantes iremos conseguir vencer esse momento.a

Comentários