Wagner Eckstein vai presidir Associação Regional dos Vereadores

Por Sandra Pereira | 9/11/2009


O vereador Wagner Eckstein  (PT), de Taboão da Serra é o presidente da Associação dos Vereadores da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Aversud). Ele foi eleito por 14 votos nesta sexta feira, durante reunião realizada em Itapecerica da Serra. Ele disputou o cargo com Paulo Félix (PSDB), de Taboão da Serra, idealizador da Associação e com o vereador José Martins  (PMDB) de Itapecerica da Serra. Os demais cargos da  diretoria e o Conselho Fiscal também foram preenchidos por votação direta.


O vereador Calos Pires (PDT) de Embu das Artes foi eleito Vice Presidente. O nome dele chegou a ser colocado para disputar a presidência, mas ele retirou a candidatura para apoiar Wagner Eckstein. O vereador André Despézio, de São Lourenço será o 1º Secretário. Miro, de Embu-Guaçu será o 2º secretário, João Miranda de Itapecerica será o Tesoureiro da nova entidade e Dimas de Juquitiba será 2º tesoureiro.


Os vereadores José Maria, Itapecerica, Natal, Taboão, e, Roberto Izidoro, São Lourenço são os membros titulares do Conselho Fiscal. Já José Raimundo, Embu-Guaçu, Ná, Embu e Chiquinho, Juquitiba vão ser os suplentes do Conselho Fiscal.


A primeira diretoria da Aversud terá que correr contra o tempo para atender às demandas dos vereadores da região e estruturar a associação ao longo do mandato de 1 ano.


A partir de agora caberá a Wagner Eckstein a tarefa de unir o Legislativo e aumentar a representatividade e reconhecimento junto ao Poder Executivo e a população, umas das principais metas dos sócios fundadores da Aversud. Há exatos sete meses os vereadores da região discutem a implantação da entidade criada nos moldes do Conisud e com o objetivo de unificar o Legislativo regional.


As seis cidades tem juntas 66 vereadores e quase 800 mil habitantes. É considerada uma das mais ricas e estratégicas do Estado de São Paulo. Agora, com a criação da Associação a expectativa é de que o Legislativo regional se torne uma referência para o Estado e para o Brasil.


Todos os vereadores com mandato já podem se associar. Na mesma reunião, que teve a presença de 36 dos 66 vereadores, os parlamentares aprovaram o estatuto da entidade. A próxima reunião da Aversud está marcada para o dia 18 de novembro, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Taboão da Serra.

Comentários