Dia Mundial da Água é comemorado na região

Por | 22/03/2011

Comemora-se nesta terça-feira, dia 22 de março, o Dia Mundial da Água. A importância, a preservação, o uso consciente e a necessidade de preservar as fontes de água potáveis serão temas de ampla reflexão debatidos nas cidades de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra.

A data foi definida pela Organização das Nações Unidas em 1992, segundo recomendações da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. O objetivo da data é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema de água potável (própria para o consumo no planeta – cerca de 0,008%). Apesar de saber, desta porcentagem, grande parte das fontes de água (rios, lagos e represas) estão sendo contaminadas, quase que diariamente, por governantes e ações do homem.

Em Itapecerica, a comemoração da data acontecerá por meio de trilhas, palestras, blitz no farol e Exposição Proteja os Mananciais. A exposição, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura será aberta a visitação pública a partir do dia 22 ao dia 25 de março, das 9h às 16h no Complexo Administrativo “Norberto José da Costa - Prefeitura”, gratuito.

A cidade de Embu oferecerá também uma programação gratuita, ao longo do mês de março, o evento deste ano tem como tema: Agroecologia, Educação e Mananciais – Reflexão sobre espaços educativos e produtivos.

Confira a programação:

De 14 a 31 de março
Monitorias no Parque do Lago Francisco Rizzo
Tema: Trilhas das águas - apresentando a importância desse patrimônio para a cidade e sua relevância na preservação da várzea do Rio Embu-Mirim, como área de lazer, cultura e educação.
Agendamentos de Escolas na Divisão de Educação Ambiental - Telefone: 4704-4710 - de 2ª a 6ª-feira, das 8 às 17h

22 de março - Terça-feira
Dia Mundial da Água - Encontro Intermunicipal de Agroecologia
Local: Parque do Lago Francisco Rizzo - Rua Alberto Giosa, 320 - Centro, Embu
Apresentação de experiências de agroecologia, agricultura urbana e hortas escolares, além de diálogos em grupos de trabalhos:
• Agricultura Urbana e Água
• Agricultura Urbana: Revitalização e Uso de Espaços Urbanos e Educativos
• Agricultura Urbana e Comercialização
• Agricultura Urbana e Saúde
• Agricultura Urbana e Participação Cidadã e Comunitária
• Horta Escolar e Currículo

8h - Recepção e Credenciamento
8h30 - Abertura do Dia
9h - Formação dos Grupos de Diálogos
11h - Apresentação de Trabalhos dos Grupos de Diálogos
12h30 - Intervalo para o lanche
13h30 - Troca de experiências
16h – Encerramento

Para inscrições individuais e apresentação de experiências: diadagua2011@yahoo.com.br
Telefones: Divisão de Educação Ambiental - SEMA: 4704-4710 – ramal 5 • Fonte Escola: 4241-6941 • SEAE: 4781-6837.

Com o tema "Água saber usar para nunca faltar", a Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Taboão da Serra comemora com programação voltada para o plantio de árvores nativas e a realização de oficina de educação ambiental o Dia Mundial da Água. O objetivo da mobilização municipal é conscientizar os moradores sobre o desperdício e a poluição da água.

Confira a programação:
 
22 de março de 2011
9h às 11h - Local: Emef Edson Mambelli
Rua Nilton Bertani dos Santos, 225 - Jardim das Oliveiras
Evento: Caminhada até a praça da Rua Emerito Arbulu. Plantio de árvores nativas em área de preservação permanente. Entrega de material educativo. Oficina de Educação Ambiental.

14h às 15h30- Local: Rua Luiz Bartolomeu Antunes, altura do número 500 - Jardim Clementino

Comentários