Chegou a hora dos Mobiles

Por Outro autor | 29/07/2020

De acordo com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br), cerca de 42,1 milhões de residências no Brasil acessam a rede via banda larga ou dispositivos móveis. Apesar de ainda existir um número significativo de domicílios desconectados, percebe-se que com a alternativa dos dados móveis ficou um pouco mais acessível para as famílias se conectarem. Isso tem surtido um impacto direto na forma como as empresas e serviços estão buscando evoluir e acompanhar as tendências ditadas pela tecnologia.

Com a evolução tecnológica cada vez mais voltada para os celulares, tablets, e demais dispositivos móveis, o mercado de jogos virtuais ganharam força em sua versão mobile. E com os eSports não poderia ser diferente.

Até pouco tempo, essa modalidade era voltada apenas para jogos de computadores e consoles de vídeo games. Com a intensa valorização dos smartphones, as empresas buscam se atualizar trazendo para seus consumidores diversas opções a fim de proporcionar mais comodidade, diversão e lazer.

O principal objetivo é proporcionar a maior gama de possibilidades. Quanto mais ações o usuário conseguir realizar em seu aparelho, melhor. Porém, para isso é necessário que fabricantes invistam pesado, aprimorando hardware e processadores, aumentando memória RAM e poder de armazenamento. Com toda essa tecnologia, a experiência de imersão é extremamente intensa.

A variação dos jogos foi aumentando de acordo com as possibilidades dos aparelhos, assim como o contrário. Com isso, jogos online chegaram aos dispositivos móveis e logo ganharam a afeição dos brasileiros, onde já disputam a preferência com os aplicativos de bate-papo. Estima-se que 7, em cada 10 pessoas, utilizam em seus aparelhos os mais variados estilos de jogos disponíveis.

O cenário promissor dos Mobile competitivo

alto interesse da geração Millenium pelo formato mobile explica muito do sucesso dos segmentos que o utilizam. Essa geração sente-se muito mais à vontade ao usar o celular, pois já nasceram numa época em que a internet já estava consagrada.

Os Mobile online conseguiram ganhar rapidamente o coração dos jogadores, pois proporcionam uma troca de experiência com outros adeptos, ampliando o poder de percepção, desenvolvimento de raciocínio e interação; uma vez que o usuário tem a possibilidade de se conectar com jogadores de todo o planeta através da internet.

Num mercado cada vez mais globalizado, as grandes desenvolvedoras de jogos virtuais acompanharam as tendências tecnológicas e logo trataram de colocar à disposição dos usuários de smartphones, os mais diversos e famosos títulos antes presentes somente em computadores e consoles. O LPLOL (League of Legends) é um dos títulos de maior crescimento em sites como o da Betway, de apostas em esportes eletrônicos, líder desse mercado.

Com a popularização do eSports, principalmente no Brasil, as empresas que investem no segmento buscaram apostar num multiplayer competitivo, proporcionando assim competições esportivas de franquias que já fazem sucesso em outras plataformas. Agora já é possível encontrar na versão mobile campeonatos de grande calibre como: Free Fire, Call of Duty: Mobile, PUBG Mobile, Clash Royale e o já citado League of Legends: Wild Rift.

Esses campeonatos movimentam muito dinheiro no universo dos gamers, ao ponto de conquistar o interesse de clubes tradicionais de futebol no Brasil. À exemplo disso, o Corinthians e o Flamengo montaram suas próprias equipes de esportes virtuais para participar de campeonatos profissionais.

Em 2020, os mais importantes títulos terão torneios que pagarão premiações milionárias. Segundo informou a Activision e a Sony Mobile o Call of Dyty: Mobile ofertará 1 milhão de dólares em prêmios no seu campeonato mundial.

Na mesma vertente, temos o Free Fire como o jogo mais jogado no ano de 2019, de acordo com uma pesquisa feita em junho(19) pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, ultrapassando franquias famosas como Candy Crush e a incrível marca de 500 milhões de downloads nos samrtphones Android e Iphone (IOS).

O jogo possui um cenário competitivo já consolidado no Brasil, alcançando mais de 2 milhões de visualizações simultâneas em seu último Campeonato Mundial (2019), tornando-se a maior audiência da história do YOUTUBE. Sucesso tão grande que a desenvolvedora Garena já anunciou um novo campeonato oficial do jogo, A Liga Brasileira de Free Fire, a qual substituirá a Free Fire Pro League.

Outro queridinho dos brasileiros é o PUBG Mobile, com muitos jogadores online. Porém, no país ainda não existe uma liga profissional. Para a alegria de muitos, já existe um cronograma de competições amadoras. O game é um dos mais famosos no Brasil, recebendo vários prêmios nos dois últimos anos. Em 2018, por exemplo, o torneio PUBG Mobile Star Challenge chamou atenção pelo prêmio de US$ 600 mil que entregou aos participantes.

A acessibilidade que os jogos na versão mobile possuem é a principal vantagem do setor, pois você pode jogar no conforto de sua casa ou na fila do supermercado. Além disso, com alguns ajustes no estilo dos games, como a duração das partidas e os avanços tecnológicos, o cenário mobile não deixa a desejar quando comparados a outros games mais conhecidos para computadores.

Desse modo, o cenário competitivo dos eSports mobiles é extremamente promissor. Nos próximos anos, os números ainda vão aumentar muito. Sem dúvidas, o Brasil não ficará fora dessa tendência, principalmente nas competições em smartphones.

Comentários