PM Ambiental encontra fábrica clandestina de palmito em Juquitiba e detém suspeito

Por Outro autor | 22/07/2020

A Polícia Militar Ambiental deflagrou, nos dias 17 e 18 de julho, a operação "Floresta Mais Segura" em todo o Estado de São Paulo, realizada em comemoração ao "Dia de Proteção às Florestas" e que apreendeu mais de 1 tonelada de palmito. Uma das ações aconteceu em Juquitiba, onde foi localizada uma fábrica clandestina da planta no primeiro dia de operação.

No local, um homem foi preso pela polícia e 375 quilos de palmito-juçara foram apreendidos, além de outros materiais que eram utilizados na preparação do alimento.  Outra ocorrência de destaque no mesmo dia foi a prisão de um homem flagrado com 1.070 quilos de palmito-juçara retirados irregularmente do Parque Estadual da Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

No segundo dia de operação, por sua vez, oito pessoas foram flagradas se preparando para soltarem um balão com uma estrutura de aproximadamente 50 metros. A ocorrência se deu na zona de amortecimento do Parque Estadual Itaberaba. Todos os envolvidos foram detidos e conduzidos à delegacia para serem autuados por crime ambiental.

Para os trabalhos foram empregados mais de 1,2 mil pms, com apoio de 450 viaturas entre quatro rodas, náuticas e drones. As equipes realizaram policiamento marítimo e terrestre com o objetivo de deter infratores do Meio Ambiente, sobretudo aqueles que põem em risco  qualidade de vida, segurança e saúde Pública.

Como resultado, 703 ações pontuais foram deflagradas, levando à 1,4 mil pessoas abordadas e 15 detidas em flagrante. Também houve 608 bloqueios policiais e 889 veículos foram vistoriados. Ao todo, 1,4 tonelada de palmito extraído ilegalmente foi apreendido e 322 quilos de pescado, bem como 19 armas de fogo, recolhidos.

Com informações de Nathalia Pagliarini, da SSP

 

 

Comentários