Moradores vão escolher Embu ou Embu das Artes

Por Outro autor | 17/03/2011

Os moradores de Embu irão às urnas no dia 1º de maio para dizer sim ou não a oficialização do nome Embu das Artes. O plebiscito será o primeiro do estado de São Paulo destinado a mudar o nome de uma cidade. As características do plebiscito são iguais a de uma eleição normal: voto é obrigatório, campanha pelo sim e pelo não, treinamento de mesários e utilização da urna eletrônica.

Para participar do plebiscito é preciso estar quites com a Justiça Eleitoral. Quem mora em Embu e vota em outro município tem que correr contra o tempo e transferir o domicílio eleitoral para participar do pleito.

Toda a história de Embu está diretamente ligada à arte. Desde os seus primórdios a cidade teve uma ampla participação de artistas, o que contribui para tornar o nome Embu das Artes conhecido em todo o mundo. Agora, os moradores da cidade vão decidir nas urnas, de forma democrática, se querem ou não a oficialização do nome Embu das Artes.

Se a maioria das pessoas optarem pelo sim a cidade passará a ser chamada oficialmente de Embu das Artes. Com isso nos endereços, placas de veículos e sinalizações nas vias de acesso ao município terão que constar o nome Embu das Artes, onde atualmente consta somente Embu.

Os artistas da cidade entendem que a oficialização do sobrenome das artes é um reconhecimento do que a arte representa para o município. Quem apóia a oficialização garante que ela vai ao encontro da identidade da população e da forma como a cidade é conhecida no mundo. Já quem é contrário a oficialização do nome Embu das Artes alega que haverá transtornos com a mudança.

A reportagem do Jornal na Net ouviu moradores e comerciantes da cidade, veja abaixo o que cada um pensa sobre o plebiscito.

“Sou contra porque com a mudança, o IPTU e também os impostos vão aumentar. Pago por mês nesse comércio, R$ 200,00 com a mudança de nome, com certeza vai aumentar pra R$ 400,00. A mudança também implicará na não vinda de empresas para a cidade, por causa do aumento do imposto. Prefiro que seja Embu”, opinou José Alves, comerciante.

“Sou a favor de Embu das Artes, para acabar de vez com a confusão de nomes que acontece entre Embu e Embu-Guaçu. Diversas correspondências de Embu vão direto pra Embu-Guaçu. Motoristas confundem a cidade, vem para Embu, sendo que precisavam ir para Embu-Guaçu (cidade vizinha de Itapecerica da Serra). Uma confusão só, por isso voto a favor de Embu das Artes, afinal a cidade já é conhecida assim por todo mundo. Além disso, defendo porque ela é uma cidade turística”, Zé Turin, ex-vereador de Embu defende a mudança de nome.

“Voto sim para Embu das Artes. A cidade já é conhecida como a cidade das artes, então não há nada mais justo do que acrescentas [das artes]. Apesar de se chamar apenas Embu, todos os lugares que visito se falo que moro em Embu, todo mundo confunde com Embu-Guaçu ou falam [Embu das Artes]”, comentou a jovem Rafaela da Silva.

Para a vendedora de salgados, Senhora Santinha somente Embu confunde os visitantes. “Há muitas confusões com os nomes. Defendo que o nome tem que ser Embu das Artes, porque a cidade já é conhecida assim. E também por causa do artesanato que é muito reconhecido e admirado por diversas pessoas que visitam a cidade todo o final de semana”, defendeu.

Para o morador da cidade, Márcio a mudança servirá de homenagem a nomes importantes que fizeram e ainda fazem história na cidade. “São por nomes como Solano Trindade, Raquel Trindade, Mestre Gama, entre outros, que a cidade deve se chamar Embu das Artes. É legitimo essa mudança, pois a cidade tem notoriedade mundial por isso. Os artistas fizeram com que a cidade tivesse esse nome e merecem esse reconhecimento”.

A quantidade de pessoas, mais de 20 mil, praticamente todo o final de semana na Feira de Embu e mais de três mil veículos só no domingo, também são motivos que convencem os moradores e comerciantes a votarem a favor da mudança de Embu para Embu das Artes.

“Quando viajo ou quando amigos viajam para outra cidade, eles chegam comentando como Embu das Artes é conhecida. Todos comentam sobre a feira de artes, sobre as opções de lazer, comida, a cidade é muito valorizada e bem amada pelos moradores, apesar dos problemas. Embu tem cara de Embu das Artes, eu voto a favor pela mudança”, finaliza a moradora Maria.

Texto: Karen Santiago e Sandra Pereira

Comentários